Dourados – MS domingo, 12 de julho de 2020
Dourados
32º max
17º min
Pets

TRE-MS diploma suplentes após cassar mandato de vereadores na Capital

15 Dez 2015 - 07h00
Vereadores cassados Alceu Bueno, Thais Helena, Delei Pinheiro e Paulo Pedra. - Crédito: Foto: DivulgaçãoVereadores cassados Alceu Bueno, Thais Helena, Delei Pinheiro e Paulo Pedra. - Crédito: Foto: Divulgação
Após cassação dos mandatos dos vereadores Paulo Pedra (PDT), Thaís Helena (PT) e Delei Pinheiro (PSD), foram diplomados ontem pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, Eduardo Cury (PT do B), Francisco Luiz do Nascimento (PRTB), o Saci, José Chadid (sem partido), Marcos Alex (PT) e Roberto Duraes(PT) .


No lugar de Thais Helena, entra o suplente Roberto Duraes, mesma situação de Eduardo Cury (PDT), que ocupará a cadeira de Pedra. Juliana Zorzo (PSC) seria a primeira substituta de Delei, mas como os votos foram anulados, a coligação perde a vaga, que fica para o PSDB, com Lívio Viana, atual secretário adjunto de saúde do Governo do Estado.


Os vereadores foram cassados em sentença proferida no último dia 17 de novembro. O ex-vereador Alceu Bueno (sem partido) renunciou ao mandato, após denúncia de envolvimento no crime de pedofilia em Campo Grande.


Com a recontagem dos votos, a bancada do PSD perde uma vaga e do PSDB ganha mais uma cadeira.
Segundo o juiz eleitoral, Paulo Henrique Pereira, na época da cassação, em 2013, houve uma recontagem de voto, mas os candidatos entraram com recurso e se mantiveram nos cargos.


“O trabalho da Justiça Eleitoral enterra nesta segunda-feira com a diplomação dos candidatos. A totalização dos votos acabou hoje com os candidatos eleitos e suplentes”, afirmou o juiz, ao portal de notícias G1.


Apesar da recontagem, alguns vereadores diplomados assumiram as cadeiras antes da diplomação como suplentes. No lugar do Pedra fica Cury que já está na Câmara depois do licenciamento do pedetista. Saci também assumiu a vaga após a renúncia de Bueno. Chadid foi para o Legislativo Municipal com a eleição da vice-governadora Rose Modesto (PSDB). Mas ele, fica na vaga do Delei e a cadeira da vice-governadora vai passar para Lívio Viana.


Por fim, Marcos Alex assumiu a cadeira do deputado federal Zeca do PT, mas ele fica em definitivo na vaga de Thaís Helena. A cadeira deputado federal vai ficar Roberto Durães.

Cassação


No dia 29 de julho de 2013, a então juíza da 36ª Zona Eleitoral, Elisabeth Rosa Baisch, determinou a cassação dos três vereadores.


Mantidos nos cargos por força de liminar, Thais Helena, Delei Pinheiro e Paulo Pedra foram cassados após julgamento do TRE em 9 de dezembro de 2013.


Poucos dias depois, em 18 de dezembro de 2013, o TSE concedeu liminar permitindo que os vereadores voltassem a ocupar seus cargos até que o recurso deles contra a cassação de mandato fosse analisado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social
Adoção de Pets

Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social

28/05/2020 15:31
Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social
Últimas Notícias