Reinaldo Azambuja reunido com o ex-deputado Marçal Filho para discutir a sucessão municipal. - Crédito: Foto: Divulgação
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deu carta branca ao ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB) na construção de uma candidatura própria para sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB) em outubro deste ano. “Diante do apoio que recebi taxativamente do governador, decidi colocar meu nome à disposição do partido e se este for o entendimento dos partidos que formam a base de sustentação do governo, serei candidato a prefeito”, avisou ontem Marçal Filho em entrevista exclusiva ao O PROGRESSO. Marçal, que é presidente da Executiva Municipal do PSDB em Dourados, foi chamado anteontem a Campo Grande pelo governador após boatos que o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) teria negociado com a cúpula nacional tucana o ingresso no PSDB com a garantia de ser o candidato de Reinaldo Azambuja a prefeito de Dourados. “No encontro, o governador foi taxativo ao afirmar que não abriria mão de ter candidatura própria no segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul e descartou que tivesse tratado do assunto sucessão municipal nomes de outros partidos, muito menos do PMDB”, enfatizou Marçal Filho.
De acordo com o ex-deputado, a partir de agora, as conversas passam a ser com os partidos políticos da base do governo. “Vou conversar com os presidentes municipais das legendas e iniciar a construção de um projeto plural, pensado para Dourados e para os douradenses”, enfatiza. “Não vamos impor nenhuma candidatura, muito menos conduzir o processo de cima para baixo, pelo contrário, nossa conversa será com as bases partidárias, respeitando as lideranças dessas legendas aliadas e buscando o apoio das lideranças comunitárias, empresariais e de classes”, completa.
Em outra frente, Marçal Filho iniciará as conversas com os vereadores que queiram migrar para o ninho tucano com a abertura da janela de transferência. “Vamos preparar o PSDB de Dourados para a disputa, formando uma bancada sólida na Câmara Municipal e uma chapa forte para vereadores”, anuncia o presidente da Executiva Municipal do PSDB. “O governador hipotecou todo seu aval para a construção desse processo e tenho convicção que os partidos aliados podem construir uma candidatura vitoriosa em Dourados”, observa.
Agenda positiva
Durante a audiência anteontem, na sede do Parque dos Poderes, Marçal Filho também discutiu com o governador Reinaldo Azambuja a definição de uma agenda positiva para Dourados. “A primeira boa notícia é que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública vai reforçar o efetivo do 4º Batalhão da Polícia Militar, proporcionando muito mais tranquilidade para a nossa população”, comemora.
Outro anúncio feito pelo governador é a realização do programa Caravana da Saúde em Dourados. “O Reinaldo Azambuja garantiu que em abriu toda estrutura da Secretaria de Estado da Saúde estará na nossa cidade realizando mutirão de cirurgias eletivas, sobretudo de cataratas que tem um represamento de quase 10 mil pacientes”, ressalta. “Além disso, todos os demais serviços da Caravana da Saúde serão realizados durante a passagem do programa pela nossa cidade”, completa.
Marçal Filho assegura ainda que, na audiência de anteontem, o governador Reinaldo Azambuja comunicou que está finalizando as tratativas para recapear as principais avenidas de Dourados, atualmente castigadas por buracos e ondulações. “Em breve, a Marcelino Pires, Joaquim Teixeira Alves, Weimar Torres e Hayel Bon Faker passarão a oferecer mais segurança aos motoristas, ciclistas e motociclistas”, comemora Marçal Filho.
Por último, o governador anunciou que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública vai instalar câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de Dourados. “Essa medida vinha sendo reivindicada há muito tempo, mas somente agora um governador tem a sensibilidade de investir na segurança da nossa população, mesmo porque a violência aparece em todas as pesquisas como uma das maiores preocupações da sociedade douradense”, finaliza Marçal Filho.