Na reunião da FPA, ficou definido também que nos dias 1º e 2 de março haverá uma grande mobilização de lideranças regionais no Congresso Nacional em defesa do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), aprovado no ano passado em comissão especial, que institui um novo Código Florestal (PL 1876/99).
Antes desta mobilização, o bloco partidário formado pelos partidos PR, PRB, PTdoB, PRTB, PR, PHS, PTC e PSL vai debater com Aldo Rebelo o teor do novo Código Ambiental, pois, segundo Giroto, será “para sanar quaisquer dúvidas sobre o texto. O deputado Aldo Rebelo vai fazer uma explanação sobre os pontos que tem gerado controvérsias, como ‘anistia’ a quem desmatou seguindo as leis vigentes è época do ato e a isenção de reserva legal para proprietários que tem área de quatro módulos rurais”, enfatizou o parlamentar sul-mato-grossense. A proposta é fazer a reunião ainda nesta semana.
Giroto afirma ainda que conversou “ontem com o líder do bloco, o deputado Lincoln Portela (PR-MG), no plenário e ele disse que vai agendar a reunião e que vai falar com outros deputados do bloco para que apóiem o projeto relatado por Aldo Rebelo”.
Os parlamentares da FPA e os que defendem as causas ruralistas no Congresso Nacional querem colocar o novo Código Florestal em votação até o dia 15 de março de 2011.