Prefeito Murilo, deputada federal Tereza Cristina, vice-governador Márcio França, e deputado Barbosinha no encontro do PSB. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
O 1º Encontro Regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Grande Dourados, realizado durante toda manhã de sábado na Câmara Municipal, marcou o início da corrida política no segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul. Com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que pertence à direção nacional do PSB e foi tesoureiro da campanha presidencial de Eduardo Campos, interrompida por um acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco no ano passado, o encontro teve como principal palavra de ordem a construção de candidatura própria para a sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB). Liderados pelo próprio Murilo, pelo deputado estadual Barbosinha e pela deputada federal Tereza Cristina, socialistas de dezenas de municípios da Grande Dourados lotaram a Câmara Municipal para ouvir as propostas do PSB com vistas às eleições de 2016. Quem participou do Encontro Regional ouviu discursos inflamados em defesa do modelo de gestão implantado por Murilo Zauith, com destaque, sobretudo, para a forma como o atual prefeito está deixando a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul depois de ter assumido em meio ao caos provocado pela prisão de 90% dos vereadores, secretários municipais, empresários, prefeito e vice-prefeito.
Em outra frente, as lideranças do PSB deixaram claro que o partido está construindo um projeto político sólido não apenas para Dourados, mas, também, para os principais municípios de Mato Grosso do Sul. “Estamos abertos para conversações com todas as legendas, com todas as lideranças, porque não queremos impor um projeto, mas, sim, construir uma proposta capaz de preservar as conquistas obtidas pelo prefeito Murilo e avançar ainda mais nos setores que já estão melhorando”, ressaltou o deputado Barbosinha.
Ele deixou claro que estava colocando seu nome como alternativa de construção de um projeto político plural. “Quando você pretende encabeçar um projeto, deve substituir o ‘eu’ pelo ‘nós’ e é nesse sentido que iniciamos a construção do diálogo com os demais partidos, as lideranças que praticam a boa política e que acreditam que Dourados precisa continuar a crescer”, enfatizou o deputado. “É com esse foco de esperança que nos colocamos, para que não só em Dourados, mas no Estado e no País, os olhos das pessoas voltem a ter o brilho do nosso líder Eduardo Campos”, completou.
Barbosinha enfatizou que o prefeito Murilo tem uma vida dedicada a Dourados. “Depois do sucesso empresarial, ele emprestou conhecimentos, experiência e competência à administração pública”, argumentou. “É o nosso exemplo de desprendimento, zelo com a coisa pública, recuperação da credibilidade dos políticos e que mostra, sobretudo, acertada a frase do nosso presidente Eduardo Campos, de que ‘não podemos desistir do Brasil’; realmente, não vamos desistir de Dourados e nem do Mato Grosso do Sul, o PSB está se preparando para eleger prefeitos e aumentar as bancadas de vereadores por todo o Estado”, finalizou.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, também destacou a gestão do prefeito Murilo Zauith e citou a importância da sociedade eleger homens públicos comprometidos com a lisura, apontando a capital do Mato Grosso do Sul como um exemplo a não ser seguido. “Quando a gente chega em Campo Grande, pergunta: quem é o prefeito daqui hoje?”, questionou França.
Ele ressaltou que o administrador deve ser e estar preparado para a função pública. “Não adianta assumir uma prefeitura endividada, falida e ficar um ano inteiro reclamando, porque já sabia que a situação era essa”, observou. “Então, tem que se preparar para ser o melhor prefeito e deixar a cidade em condições para o próximo gestor tocar, como está acontecendo aqui em Dourados, porque quando o Murilo assumiu estava um caos, também, mas vai deixar a cidade pronta e o próximo (prefeito) é só entrar e continuar fazendo”, completou.
O prefeito Murilo Zauith voltou lembrou, ao discursar no Encontro Regional do pSB, que ao contrário do quadro nacional, em Dourados a Prefeitura e a Câmara de Vereadores trabalham juntos pela cidade. “Aqui nós não temos que ficar dando explicações, ficar se defendendo, porque 16 partidos nos ajudam a cuidar da cidade e a marca que vamos deixar para o futuro é a do trabalho realizado, com o compromisso honrado com as pessoas”, ressaltou Murilo sob aplausos do público. “Nós não prometemos, estamos fazendo”, completou o prefeito.