Dourados – MS domingo, 07 de março de 2021
Dourados
33º max
23º min
Influx
CULTURA

Editora reedita livros para homenagear Manoel de Barros

31 Mar 2016 - 12h32
O poeta brasileiro, nasceu em Cuiabá, mas escolheu a Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande para morar. - Crédito: Foto: DivulgaçãoO poeta brasileiro, nasceu em Cuiabá, mas escolheu a Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande para morar. - Crédito: Foto: Divulgação
O poeta Manoel de Barros, completaria 100 anos de nascimento, dia 19 de dezembro deste ano. Como forma de homenagear o artista livros serão reeditados e lançados de novo em todo o País. O poeta brasileiro, nasceu em Cuiabá, mas escolheu a Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande para morar, e viveu até o fim da vida.
Durante sua vida Manoel recebe vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. De acordo com o Campo Grande News, a Sectei (Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo) por meio da assessoria informou que as celebrações de homenagem devem ser realizadas no segundo semestre, mais próximo do aniversário de Manoel.

Nacionalmente, a editora Alfaguara prepara ao todo 18 livros de poesia, três de prosa poética e quatro infantis. O primeiro lote de lançamentos inclui Poemas concebidos sem pecado (1937) e Face imóvel (1942), ambos em um único volume, além de Arranjos para assobios (1982). Mas até isso vai demorar um pouco para sair, pelo menos, mais 2 anos.

A coordenação ficou nas mãos de Ítalo Moriconi, responsável pelo prefácio de Poemas concebidos sem pecado e Face imóvel. Luiz Ruffato escreve a introdução a Arranjos para assobio e O livro das Ignorãças será prefaciado pelo escritor português Valter Hugo Mae. A previsão é que tudo seja lançado até 2018.

Além dos textos, serão lançados materiais inéditos, como fotografias e cartas trocadas entre o poeta e seus amigos, Millôr Fernandes, Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso em 19 de dezembro de 1916. Depois, mudou-se para Corumbá e terminou seus dias em Campo Grande, onde faleceu em 13 de novembro de 2014. A primeira obra publicada foi em 1937, intitulada "Poemas Concebidos sem Pecado".


RELEMBRE

O escritor morreu aos 97 anos. Ele foi internado no dia 24 de outubro de 2014 no Proncor, em Campo Grande (MS), para uma cirurgia de desobstrução do intestino. De acordo com o boletim médico assinado pela doutora Carmelita Vilela, o falecimento ocorreu às 8h05min, por falência múltipla dos órgãos. Ele foi sepultado por volta das 18h no cemitério Parque das Primaveras. O escritor completaria 98 anos em 19 de dezembro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Abandono de animais aumenta na pandemia e bichos não encontram lares
Dia a Dia

Abandono de animais aumenta na pandemia e bichos não encontram lares

30/01/2021 10:25
Abandono de animais aumenta na pandemia e bichos não encontram lares
Vacina Antirrábica

CCZ terá três pontos de vacinação antirrábica no sábado

26/11/2020 16:45
PRF recupera em Três Lagoas veículo roubado há cinco anos
Polícia

PRF recupera em Três Lagoas veículo roubado há cinco anos

19/11/2020 16:21
PRF recupera em Três Lagoas veículo roubado há cinco anos
Últimas Notícias