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Dourados reativa a Cidade Educadora

15 Jul 2011 - 20h08
Coordenadora do Cidade Educadora, vice-prefeita Dinaci Ranzi,  e o prefeito Murilo Zauith - Crédito: Foto: AssecomCoordenadora do Cidade Educadora, vice-prefeita Dinaci Ranzi, e o prefeito Murilo Zauith - Crédito: Foto: Assecom
DOURADOS - A vice-prefeita de Dourados, Dinaci Ranzi, reuniu na manhã de anteontem, representantes de todas as secretarias municipais, com o objetivo de retomar o programa Cidade Educadora. A intenção é criar novamente um comitê municipal para coordenar os trabalhos na cidade e fomentar novos projetos.


O município aderiu ao Cidade Educadora em 2006, através da Câmara de Vereadores, que autorizou a adesão de Dourados à Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice). “Estamos entre 14 localidades no Brasil inscritas no programa, sendo a única no Mato Grosso do Sul”, informou a vice-prefeita.

Dinaci ressaltou que Dourados tem muitos projetos em desenvolvimento dentro de praticamente todas as secretarias que o Brasil precisa conhecer, citando como exemplo o Núcleo de Arte, Cultura e Esporte (Nace). “São projetos importantes e, que poderiam estar inscritos na Aice”, afirmou a vice.


Ela informou que o prefeito Murilo Zauith abraçou a ideia da retomada do programa, entendendo ser uma forma de divulgar a cidade, não só no país como no mundo. Basta que haja o engajamento e o comprometimento não só do poder público, como também da sociedade organizada.


A Aice reúne mais de 400 cidades de 35 países, sempre com o objetivo de trabalhar coletivamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Os princípios são os mesmos em qualquer localidade, mas cada município faz as adaptações de acordo com realidade e local.


CONCEITO

O conceito de Cidades Educadoras desenvolveu-se em Barcelona a partir de 1990, quando representantes de governantes da região estabeleceram o objetivo comum de trabalhar em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Quatro anos mais tarde, durante a realização do III Congresso em Bolonha, foi formalizada a Associação Internacional das Cidades Educadoras e aprovada a Carta de Princípios da entidade.

A Declaração de Barcelona preconiza que “a cidade educadora é um sistema complexo em constante evolução e pode exprimir-se de diferentes formas, mas dará sempre prioridade absoluta ao investimento cultural e à formação permanente da sua população”.

Em Dourados, a idéia de transformar a cidade em educadora e se integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice) surgiu, em 2005 através da organização da sociedade para estudar propostas e executar projetos que visavam superar problemas como a educação para o trânsito e de conservação do meio ambiente.

No XI Congresso Internacional, em Guadalajara - México/2010, além das diversas temáticas – educação, cultura, turismo, dentre outras -, foi acrescido, na Carta de Princípios, o tema Esporte, políticas públicas e cidadania que insere a importância das atividades físicas não somente como educação para saúde, mas principalmente, como construção do vínculo comunitário, através dos processos de inclusão social e competências na interação com pessoal qualificado como medida de prevenção de enfermidades promovendo também a transversalidade nas políticas públicas.


Assim, como prevê os princípios básicos da Carta, Dourados tem como objetivo permanente aprender, trocar, partilhar e, por conseqüência, enriquecer a vida dos seus habitantes. A cidade educadora deve exercer e desenvolver esta função paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, social, política de prestação de serviços), tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes.


Deve ocupar-se prioritariamente com as crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.


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