Dourados – MS domingo, 19 de setembro de 2021
Dourados
39º max
24º min
Pets

Dilma viaja para o Paraguai hoje

28 Jun 2011 - 06h06
Dilma participa de reuniões do Mercosul no Paraguai - Crédito: Foto : Antonio Cruz – AbrDilma participa de reuniões do Mercosul no Paraguai - Crédito: Foto : Antonio Cruz – Abr
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff deve ser a primeira chefe de Estado a chegar hoje (28) a Luque, no Paraguai, para a Cúpula de Presidentes do Mercosul e de Países Associados. As relações multilaterais no Mercosul envolvem cerca de US$ 45 bilhões. Dilma aproveitará a visita para se reunir com o presidente paraguaio, Fernando Lugo. É o primeiro encontro dela com Lugo desde a posse da presidenta em 1º de janeiro e a decisão do Brasil de aumentar os valores pagos pelo uso da energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu.


Na conversa com Lugo, Dilma deve assinar seis acordos bilaterais nas áreas de laticínios, TV digital e fortalecimento de instituições. Mas algumas parcerias ainda estão em fase de negociação e podem ficar para uma segunda etapa de reuniões. O ponto alto da reunião dos dois presidentes envolve as mudanças no pagamento de repasses do Brasil para o Paraguai sobre Itaipu.




Pelo tratado, a energia produzida pela hidrelétrica será dividida em partes iguais entre o Brasil e o Paraguai. O texto assegura a cada um dos dois países adquirir, até 2023, a energia não utilizada pelo outro. Como o Paraguai consome apenas 5% da energia gerada, vende o restante de sua parte ao Brasil.

Em Luque, no Paraguai, a reunião envolverá não só os presidentes dos países que integram o bloco – Dilma, Lugo, a argentina Cristina Kirchner e o uruguaio José Pepe Mujica – como também o do Equador, Rafael Correa, e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, que integram o grupo dos países associados ao bloco. As discussões começam amanhã (29) a partir das 11h.

Também participarão dos debates os ministros da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, além dos argentinos da Economia, Amado Boudou, e da Indústria, Debora Giorgi. Do Uruguai, confirmaram presenças os ministros da Economia e Finanças, Fernando Lorenzo, e da Indústria e Energia, Roberto Kreimerman.

######(Agência Brasil – ABr).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais
Ciência e Medicina

Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais

30/04/2021 11:30
Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais
Últimas Notícias