Programa de recepção aos calouros, foi aberto oficialmente ontem, na Unigran. - Crédito: Foto: Unigran
DOURADOS - O Recém-Ingresso, programa de recepção aos calouros, foi aberto oficialmente ontem, na Unigran. Com eventos em dois períodos, para que todos pudessem receber as boas vindas, os novos alunos assistiram a apresentação cultural da cantora Alice Fernandes e a mesa redonda, que discutiu sobre a “Vida Universitária”. Os calouros foram acolhidos pela reitora Rosa Maria D´Amato De Déa, que agradeceu a confiança dos acadêmicos em escolher e acreditar no ensino da Instituição.A mesa-redonda, composta pela pró-reitora de ensino e extensão, Terezinha Bazé, e pelos professores Valdir da Costa, Noemi Ferrigolo e Ângela Midori, discutiu as responsabilidades dos calouros enquanto universitários.
A professora do curso de Direito, Noemi Ferrigolo, foi a primeira a conversar com os ingressos e os levou a uma reflexão sobre como serem bons profissionais.
Depois, tratando de um assunto também muito relevante para o meio universitário, a professora e coordenadora de fisioterapia, Ângela Midori, alertou os acadêmicos sobre a importância da Biossegurança e apontou os riscos de contaminação ao descartar materiais de laboratórios, como lâminas e agulhas, em lixo comum.
Outros problemas apontados foram o uso em excesso de papéis e o descarte errôneo de copos e latinhas. “Além do problema ambiental causado, ainda existe a possibilidade de virarem foco de dengue, é preciso responsabilidade”, afirmou a coordenadora. Ângela Midori também ressaltou sobre o uso do fumo, que é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro, e sobre a forma correta de se usar o jaleco.
Finalizando a discussão sobre a vida universitária, o professor de administração, Valdir da Costa, falou sobre motivação. “Não permita que digam a você que não irá alcançar o sucesso, motivação é o caminho, não deixe isso acabar”, afirmou.
A pró-reitora, Terezinha Bazé, encerrou o evento relembrando o que disseram os professores e salientando que a Unigran preza por uma formação crítica, ética e cidadã, além de formar profissionais engajados para o mercado de trabalho.
O projeto Recém-Ingresso tem atividades programadas para acontecerem até o dia 26 deste mês. Por meio de oficinas, os calouros terão acesso às informações de diversas áreas como, por exemplo, informática, postura e oratória, técnica de desenho, utilização da calculadora científica e outros.