
O crime aconteceu na região da Vila Tonani. Um braçal foi abordado pelos militares e admitiu que tinha recebido ordem para colocar veneno em três árvores, Angico e Amendoim. Segundo o Imam, trata-se de espécies centenárias em extinção.
Conforme a polícia, o rapaz contratado pelo dono do terreno, teria utilizado uma broca para perfurar a raiz das árvores e jogar o veneno. A PMA diz que a prática é comum em Dourados e resulta em multa e até cadeia. Adverte que o Imam está fiscalizando e que todos os casos serão investigados.
O proprietário do terreno poderá responder a processo e, se confirmado o delito, a Promotoria do Meio Ambiente poderá pedir até a prisão do responsável.
De acordo com o fiscal ambiental Marcos Antônio de Brito, a prática vem sendo cada vez mais utilizada por moradores que não querem passar pelos trâmites legais de pedido de poda ou retirada de árvore. As justificativas são muitas. Alguns afirmam que as árvores provocam sujeira, enquanto outros dizem que destróem a calçada ou atrapalham a vista das fachadas.
O ideal, segundo Marcos é que os moradores protocolizem um pedido junto a prefeitura de Dourados, solicitando a retirada da planta. Uma análise ambiental será feita e a partir daí é estipulado uma medida de compensação ambiental.
Um dos problemas causados pelo envenenamento é que muitas plantas atingidas não se recuperam. Outro problema é que é quase imperceptível notar que a planta foi envenenada.
Segundo ele, os produtos mais utilizados para o envenenamento são óleos queimados e inseticida. O herbicida é absorvido pelas folhas e seu ingrediente ativo (glifosato) age nas raízes matando-as. A pessoa que for flagrada cometendo a ação é notificada a pagar multas que varia de 10 a 100 árvores ou até mesmo ser presa.
No caso registrado ontem, o proprietário deverá pagar multa de R$ 70 mil e ainda poderá responder a ação penal. Por mês, o Imam recebe mais de 40 denúncias sobre matança de árvores.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia a Dia
Abandono de animais aumenta na pandemia e bichos não encontram lares
30/01/2021 10:25