Dourados – MS sexta, 18 de setembro de 2020
Dourados
33º max
19º min
Atenta

Pela metade?

01 Jun 2016 - 06h00
Pessoa atenta que trabalha em uma empresa terceirizada que presta serviços para a prefeitura de Dourados, reclama que ultimamente os funcionários recebem os vencimentos somente pela metade. Antes os atrasos eram constantes e os pagamentos foram efetuados, mas depois disso nós estamos recebendo apenas 50% do salário.


##### Pública direta


"Nós não trabalhamos pela metade, eu queria acionar algum órgão da administração pública direta ou até federal, não aguento mais tenho meus compromissos, estão atrasados", disse a pessoa atenta.

##### Fora dos princípios


O município tem o dever de fiscalizar todas as empresas que prestam serviço para a prefeitura já que responde solidariamente, pois aufere vantagem com esta prestação de serviços. Se não o dever legal, no mínimo o dever moral, a bem dos princípios que envolvem a administração pública. Isso se a administração publica estiver em dia com os pagamentos das empresas. Se não, fica complicado fiscalizar e cobrar qualquer tipo de obrigação da terceirizada, sendo que ele próprio está inadimplente.

##### É reforço?


Quem saiu as ruas ultimamente se sentiu seguro em ver tantos policiais na cidade de Dourados. Não se trata de reforço no efetivo e sim da finalização de um curso de agentes de trânsito, em parceria com Detran, PM e outros órgãos participando. Já é alguma coisa.

##### Para o pátio


Com a realização do houve a intensificação de blitzes de trânsito. E os policiais que participam do curso estão atuando firme e o saldo tem sido a apreensão nos finais de tarde de um numero considerado de veículos que são encaminhados para o Detran.

##### Sensação de segurança


Mas esta sequência de blitz é muito importante porque além de disciplinar o trânsito reflete também na diminuição da violência. O que importa é a visibilidade de muitos policiais nas ruas. Fazia tempo que a população não se deparava com essas cenas que resgatam a sensação de segurança do douradense.

##### No osso


Estima-se que em Dourados nesta crise 40% da frota de veículos esteja com a documentação em atraso. A frota é de 140 mil veículos mas a estimativa é de que este numero circule diariamente na cidade polo que agrega 35 municípios que formam a macro-região da Grande Dourados. São cerca de 10.000 estudantes universitários.

##### Padrão Mercosul


Por falar em trânsito Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada na última sexta-feira (27), no Diário Oficial da União, determina que até o fim de 2020 todos os veículos em circulação no Brasil deverão ter placas de identificação no padrão do Mercosul.

##### Alguns meses


O anúncio se dá após alguns adiamentos da decisão, que se arrastou por alguns meses, já que a mudança estava prevista para acontecer em janeiro deste ano.

##### Nova placa


A nova placa tem fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país. O desenho é muito parecido com a placa que se vê na União Europeia. As três letras e quatro números invertem de proporção: serão quatro letras e três números, em qualquer ordem - desde que o último caractere seja numérico. Segundo cálculos matemáticos, o modelo atual tem 175 milhões de combinações possíveis; no novo, serão mais de 450 milhões.

##### Brasil Mercosul


Apesar de manter os sete caracteres alfanuméricos, como as chapas de hoje, fornecidos pelo Denatran, as novas precisarão ter a inscrição das palavras "Mercosur Brasil Mercosul". Será o fim da possibilidade de personalização.

##### Quando muda?


A Resolução 590 do Contran também estabelece um cronograma de transição das placas atuais para as novas: a partir de 1º de janeiro de 2017, as mudanças começam a acontecer em veículos zero km a serem licenciados, em processo de transferência de município ou de propriedade (venda particular) ou se houver necessidade de substituição; todos os veículos em circulação deverão possuir as novas placas até 31 de dezembro de 2020.

##### Sem vacina


Este ano faltou vacina em muitas cidades do Brasil na campanha de imunização contra a Influenza incluindo a gripe H1N1. Dourados foi uma das cidades que não conseguiu cumprir a meta do grupo de risco, ficando de fora, idosos, crianças e pessoas portadoras de algum tipo de doença crônica.

##### Fim de feira


Em pleno fim de feira do governo Dilma ela só se preocupou em editar medidas de vinganças para enrolar seu sucessor deixando de lado a preocupação com uma doença fatal na maioria dos casos.

##### Tremendo golpe


E tem gente que ainda defende a volta dela ao poder mesmo com um rombo de 170 milhões que vai sobrar para o povo pagar. O retorno de Dilma ao poder seria um tremendo golpe contra os brasileiros, golpe contra a saúde pública, a educação, enfim um golpe contra quem já deveria estar vacinado contra um governo de alguns e não de todos os brasileiros.

##### Último Boletim


De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde, neste ano, o número de mortes relacionadas ao vírus H1N1 no Brasil chegou a 679. Em uma semana, foram 91 novos óbitos pela doença. Em todo ano de 2015, foram 36 mortes por H1N1 no país.

##### Todos os tipos


Até 23 de maio, foram registrados 4.153 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 3.518 foram por influenza A (H1N1) – 530 casos a mais que em comparação ao último boletim, divulgado há uma semana.

##### Maior parte


São Paulo foi o estado onde foram registrados a maior parte dos casos de morte por gripe A, com 45,6% dos casos (310/679). Rondônia, Acre, Roraima, Tocantins, Piauí e Sergipe não tiveram mortes registradas. Mato Grosso do Sul registrou 19 mortes.

##### Que frase!


"Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo". (Ariano Suassuna).

Deixe seu Comentário

Leia Também

O julgamento de Deus
Artigo

O julgamento de Deus

17/09/2020 08:51
O julgamento de Deus
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
Saúde

Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono

13/09/2020 10:11
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Cães abandonados

“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo

13/09/2020 09:05
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Campo Grande

Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações

11/09/2020 17:16
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Brasil

Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos

26/08/2020 11:28
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Últimas Notícias