Dourados – MS domingo, 09 de agosto de 2020
Dourados
32º max
15º min
Segurança e Saúde JBS
Atenta

Novos tempos

14 Mai 2016 - 06h00
O PMDB de Dourados inaugura sede sua sede própria na manhã do próximo Domingo (15) às 10h. A nova sede do diretório do PMDB fica a rua Ponta Porã 2355, entre a Hayel Bom Facker e Camilo Hermelindo da Silva (próximo a FM 101.9).

##### Na Aced


Outro evento importante do PMDB local está marcado para as 19h do dia 19 de maio na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) onde serão empossados os cinco membros da futura Comissão Provisória do PMDB local, de acordo com que estabelece o estatuto do partido.

##### No ninho


É que com a saída de Geraldo Resende do partido 16 membros renunciaram ao diretório para acompanhar o deputado no ninho dos tucanos. Com isso o diretório do PMDB de 45 membros teve que ser destituído.

##### Renuncia coletiva


Inclusive os demais membros assinaram renuncia coletiva. Com isso um novo diretório com cinco membros presidido pelo deputado estadual Renato Câmara, futuro candidato a prefeito de Dourados será formado.

##### Dois conhecidos


De acordo com o vice-prefeito Odilon Azambuja Renato Câmara que não é tão conhecido em Dourados deve disputar a eleição contra dois nomes bem conhecidos na cidade. Ele acredita porém que durante as eleições ou até antes a mensagem de Renato será bem assimilada pela população.

##### Para as cabeças


Odilon está animado. "Vamos para as cabeças entrar na disputa para vencer as eleições", disse o vice. Tudo vai depender também do desempenho de Michel Temer (PMDB) no comando do País.

##### Não deu


Michel Temer chegou a cogitar algumas mulheres na formação da sua equipe antes de assumir o governo, mas não deu certo. Para a Controladoria-Geral da União, a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal seria Ellen Gracie que chegou a ser convocada, mas ela negou o convite.

##### Mesmo destino


Com a aproximação do PSDB do governo Temer, Mara Gabrili chegou a ser cogitada para a pasta de Direitos Humanos. O nome, comemorado por especialistas, não foi para frente. Renata Abreu (PTN) foi a próxima da lista e teve o mesmo destino.

##### É e será


Pessoas próximas do novo presidente dizem que ele não demonstra restrições para mulheres nos ministérios e que, inclusive, Temer não desistiu de abrigar em uma pasta de destaque. "É e será uma preocupação dele. Temer está muito atento a esta questão", disse o consultor político Gaudêncio Torquato.

##### Governo Militar


Desde o governo João Figueiredo (1979-85), o Brasil contava com uma ministra mulher. Esther de Figueiredo foi a primeira delas, comandando a pasta de Educação.

##### Dez mulheres


Os governos petistas foram os que mais deram espaço para o gênero feminino. Com Lula (2003 a 2011), foram 11 mulheres. Quando tomou posse em 2011, Dilma tomou uma oposição oposta a de Temer: deu posse a 10 mulheres ministras de 39 integrantes no total.

##### Primeira mulher


Além de ter sido a primeira mulher a se tornar presidente da República, nomeou Gleisi Hoffman como ministra da Casa Civil; Miriam Belchior na pasta de Planejamento; Graça Foster como presidente da Petrobras; Ideli Salvatti nas pastas da Pesca, Relações Institucionais e, posteriormente, em Direitos Humanos; Helena Chagas na Secretaria de Comunicação; Tereza Campello em Desenvolvimento Social; Izabella Teixeira em Meio Ambiente; Luiza Bairros na Secretaria da Igualdade Racial; Marta Suplicy, ex-PT, como ministra da Cultura e Maria do Rosário como ministra dos Direitos Humanos.

##### Era FHC


Neste segundo mandato, o número foi reduzido: apenas seis assumiram o cargo em 2015. No primeiro mandato, Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) entregou apenas o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo para uma mulher: Dorothéa Werneck. No segundo mandato (1999-2002) foram três ministras em sua equipe: Anadyr de Mendonça Rodrigues (Controladoria-Geral da União), Cláudia Maria Costin (Secretaria de Estado de Administração e do Patrimônio) e Wanda Engel Aduan (Secretaria de Estado de Assistência Social).

##### Era Zélia


Quando Itamar Franco (1992-1994), a única mulher a assumir de fato uma pasta foi Luiza Erundina, que comandou a Secretaria de Administração Federal por 5 meses após a saída de Osiris de Azevedo. Já Fernando Collor (1990-1992) escolheu duas mulheres. No Ministério da Ação Social assumiu Margarida Maia Procópio, enquanto no Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento esteve Zélia Cardoso de Mello.

##### Como interina


Mas foi nos cinco anos de governo de José Sarney (1985-1990) que as mulheres tiveram a mais baixa representação. Apenas Dorothéa Fonseca atuou como interina no Ministério do Trabalho.

##### Boa-fé


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (11), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 132/15, do Senado, que garante indenização a todos os proprietários de boa-fé de terras homologadas como área indígena a partir de 5 outubro de 2013.

##### Áreas indígenas


A PEC também prevê o pagamento pelas benfeitorias efetuadas sobre o terreno. Pela proposta, a indenização será paga em dinheiro ou em títulos da dívida agrária para recompor os danos causados aos detentores de boa-fé de títulos de domínio expedidos pelo Poder Público em razão dos processos de demarcação. De acordo com o texto, os cálculos serão realizados com base no valor da terra nua e das benfeitorias necessárias e úteis realizadas. Não haverá reparação, no entanto, se a posse atual for irregular.

##### Marco temporal


O relator na CCJ, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), defendeu a admissibilidade da PEC. O parlamentar lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que a data da promulgação da Constituição de 1988 é o marco temporal para o reconhecimento dos direitos indígenas sobre as terras que tradicionalmente ocupam. "A presente iniciativa concilia, desse modo, os interesses em conflito, aplicando o princípio da proporcionalidade", destacou Moreira.

##### Que frase!


"Eu tenho o maior medo desse negócio de ser normal" (John Lennon)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Dourados

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia

04/08/2020 13:00
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Adoção na Pandemia

Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia

03/08/2020 16:25
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Mulher

Agosto Lilás: Mulheres sofrem "pandemia da violência"

03/08/2020 10:03
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Exposição

Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz

30/07/2020 14:35
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Últimas Notícias