Dourados – MS segunda, 22 de julho de 2024
28º
Variedades

Nova tendência: como os homens devem cuidar do cabelo?

Conheça quais são os cuidados que devem ser adicionados na sua rotina para ter cabelos mais saudáveis e bonitos e o que isso tem a ver com a calvície

21 Jun 2024 - 16h45Por Maria Eduarda / SEO Marketing
Nova tendência: como os homens devem cuidar do cabelo? -
 
   
 
A vaidade masculina nunca esteve tão em alta. Hoje em dia os homens estão muito mais cuidadosos com a aparência e, aí, os cabelos ganham atenção especial.

 

Essa nova tendência de cuidados capilares entre os homens é bem positiva, mas gera diversas dúvidas entre aqueles que nunca se atentaram a qual meu tipo de cabelo, qual melhor shampoo, como lavar o cabelo corretamente e por aí vai. Trouxemos aqui um guia básico dos principais cuidados capilares para os homens. Confira!

 

A importância de um bom cuidado capilar

 

É comum ter a dúvida se todos os cuidados e investimentos com a saúde e estética capilar valem realmente a pena. Listamos então bons motivos para começar a cuidar bem dos seus cabelos:

 

aparência mais apresentável, independente da situação;

aumento da autoestima;

redução de problemas dermatológicos, como caspa;

melhora dos hábitos;

prevenção e diagnóstico precoce da calvície masculina.

Esses são bons motivos para fazer pequenas alterações na rotina que terão um grande impacto no seu bem-estar e aparência.

 

Escolhendo os produtos certos para seu tipo de cabelo

 

O primeiro ponto é que muitos homens se habituaram a usar os produtos disponíveis, sem avaliar direito se são adequados ou não ao seu tipo de cabelo.

 

Shampoos e condicionadores

 

Na rotina de higienização o shampoo desempenha um papel muito importante e deve ser adequado ao tipo de cabelo.

 

Cabelos mais ressecados, em geral, os crespos e afro, devem ser lavados com shampoos mais suaves, que não removem em excesso os óleos naturais do cabelo. 

 

Aqui o ideal é levar o cabelo com menos frequência, de 2 a 3 vezes por semana com xampus contendo óleos essenciais e sem sulfatos.

 

Já quem tem cabelos oleosos deve preferir opções surfactantes mais fortes, ou seja, com maior potencial de limpeza profunda, a lavagem deve ser diária.

 

O condicionador deve seguir a mesma indicação do shampoo quanto à natureza da composição, preferencialmente sem silicones insolúveis.

 

Tratamentos específicos

Também é importante avaliar a necessidade de tratamentos específicos.Por exemplo, quem tem caspa deve optar por shampoos específicos para esse problema e, preferencialmente, ter uma prescrição médica para shampoos de tratamento da dermatite para aliviar sintomas como coceira.

 

Já para quem apresenta queda de cabelo, nada de investir em produtos só porque está escrito “previne a queda” na embalagem.

 

 

 

O correto é, por meio de uma consulta, saber qual o tipo de queda de cabelo para então definir os tratamentos específicos. A queda de cabelo do tipo eflúvio telógeno, por exemplo, é causada por fatores distintos da alopecia androgenética, responsável pela calvície.

 

Portanto, saber exatamente o tipo de problema capilar é o primeiro passo para um tratamento efetivo que impacta positivamente a saúde do cabelo, o bem-estar e a estética.

 

Hábitos diários para manter o cabelo saudável

 

Muitas pessoas não sabem, mas os hábitos diários influenciam diretamente a saúde capilar.

 

Lavagem adequada

 

Após escolher produtos compatíveis com as necessidades do seu cabelo, o passo seguinte é fazer o uso correto deles.

 

Os cabelos devem ser higienizados em água morna ou fria. O shampoo, em quantidade do tamanho de uma moeda, deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e fazer uma leve massagem, mas sem esfregar ou usar as unhas.

 

Já o condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas dos cabelos e retirado completamente após o período informado no rótulo do produto.

 

Alimentação e hidratação

 

A saúde capilar tem influência direta de fatores como a alimentação, hidratação, sono e estresse.

 

Uma alimentação balanceada e diversificada é indispensável para fornecer ao organismo as vitaminas e minerais necessários à manutenção das atividades, incluindo crescimento e fortalecimento dos cabelos.

 

A hidratação é outro ponto central, pois a desidratação do organismo leva a interrupção de funções essenciais.

 

Lembre-se ainda de garantir boas noites de sono para equilíbrio hormonal e redução do estresse e ansiedade, fatores que desencadeiam processos inflamatórios no organismo que prejudicam a saúde capilar e o bem-estar geral.

 

Proteção contra os fatores externos

 

Os fatores externos que podem prejudicar a saúde dos cabelos incluem a exposição excessiva ao Sol, poluição e excesso de pressão – como ao usar bonés apertados. Portanto, evite, quando possível, tais situações.

 

Cuidados com a calvície

 

Muitos homens iniciam os cuidados capilares com receio dos quadros de calvície. 

A calvície – ou alopecia androgenética – é um quadro hereditário. A miniaturização do cabelo – afinamento da haste – avança conforme os ciclos capilares. 

 

Dessa forma, uma pessoa com alopecia androgenética que também sofre de outros problemas com queda de cabelo pode ter a condição agravada. Ao manter bons cuidados com o cabelo, também é possível identificar alterações precocemente. 

 

O tratamento da calvície é influenciado diretamente pela gravidade do quadro ao início dos cuidados.

 

Quanto mais cedo o tratamento da calvície é iniciado, maiores as chances de bons resultados com as opções de tratamento disponíveis.

Portanto, os cuidados com os cabelos por parte dos homens podem contribuir no tratamento da  calvície masculina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades

Principais pontos turísticos da Colômbia para explorar

17/07/2024 07:25
Variedades

Como criar um perfil de nicho no Instagram: passo a passo

17/07/2024 06:25
Variedades

Tendências em design de óculos de grau masculinos para o ano

12/07/2024 13:52
Como Instalar e Usar um Transmissor Sem Fio para Guitarra: Guia de Configuração
Variedades

Como Instalar e Usar um Transmissor Sem Fio para Guitarra: Guia de Configuração

06/07/2024 18:34
Como Instalar e Usar um Transmissor Sem Fio para Guitarra: Guia de Configuração
Variedades

Transforme seu dia com pequenas atitudes positivas

05/07/2024 10:53
Últimas Notícias