Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
23º
Variedades

Montadoras apostam no termo 'premium' contra rivais importados

03 Fev 2011 - 17h10
New Fiesta é chamado de \'premium\' da Ford
no Brasil - Crédito: Foto: DivulgaçãoNew Fiesta é chamado de \'premium\' da Ford no Brasil - Crédito: Foto: Divulgação
A expressão \"premium\" virou moda no mercado brasileiro de automóveis para classificar os modelos mais completos dentro de uma categoria. O objetivo é chamar a atenção do consumidor que pode pagar mais para um modelo rico em acessórios e itens de conforto -não, necessariamente, premium \"de verdade\". O termo é emprestado do segmento de carros de luxo, liderado por marcas como como BMW, Audi, Porsche.

A estratégia adotada pelas grandes montadoras serve para reposicionar modelos fabricados no país para concorrer com os importados da mesma categoria, explica o diretor superintendente da consultoria Jato Dynamics Brasil, Luiz Carlos Augusto. “A ideia é de que o consumidor compre esse carro porque quer um modelo completo. Ele vai comparar com os importados, e aí entra a força da marca. Então ele pensa, ‘meu carro premium é tão completo quando um importado’.”

A prática é confirmada pelas fabricantes. Quando a Ford lançou no país o sedã New Fiesta, em julho do ano passado, utilizou a palavra “premium” para defini-lo. Por trás do jargão estava a nova estratégia para seduzir clientes com poder aquisitivo maior. Por isso, a nova geração do modelo foi colocada em um segmento acima do “velho” Fiesta, que continuou a ser fabricado em Camaçari, na Bahia.

“É importante entender que o que define ser ‘premium’ não é só preço, mas sim o tipo de mensagem que o produto quer passar. Isso inclui o nível de acabamento e o pacote de tecnologia que o cliente compra”, diz o gerente de comunicação em marketing da Ford do Brasil, Maurício Greco. De julho a dezembro de 2010, a montadora contabiliza 4.653 unidades vendidas do modelo. Agora, a Ford prepara a chegada da versão hatch do New Fiesta.

De acordo com Colossi, a estratégia da GM é continuar a trazer produtos como o Camaro, Malibu e Omega, sem tirar o foco da marca Chevrolet, para se fortalecer no segmento de luxo ou premium. “Não pretendemos trazer outra marca para o mercado brasileiro como Opel ou Cadillac”, diz o executivo.

Lançado em outubro do ano passado, o Camaro encerrou 2010 com 569 unidades vendidas. A estimativa inicial da marca era comercializar 50 unidades por mês e em apenas três meses a fabricante já atingiu a meta esperada para o primeiro ano de vendas no país. A GM do Brasil afirma ainda que há uma fila de espera de 825 pedidos pelo muscle car.

Questionado sobre a possível venda do Mustang no país, concorrente direto do Camaro, Greco, da Ford, ressalta que a companhia sempre faz estudos de mercado, mas não chegou ainda a uma conclusão sobre o assunto. Porém, com a atual fama do mercado brasileiro, não seria nenhuma surpresa se o ícone da Ford desembarcasse no país.

(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Programa sobre Ziraldo vai ao ar na TV Brasil no sábado
Especial

Programa sobre Ziraldo vai ao ar na TV Brasil no sábado

12/04/2024 17:30
Programa sobre Ziraldo vai ao ar na TV Brasil no sábado
Com a chegada do outono, confira dicas para lavagem de casacos e blusas de frio
Variedades

Com a chegada do outono, confira dicas para lavagem de casacos e blusas de frio

12/04/2024 15:45
Com a chegada do outono, confira dicas para lavagem de casacos e blusas de frio
Especialista conta cinco dicas para tirar o cheiro de xixi do colchão
Variedades

Especialista conta cinco dicas para tirar o cheiro de xixi do colchão

11/04/2024 11:30
Especialista conta cinco dicas para tirar o cheiro de xixi do colchão
Ultra Cursos oferece curso profissionalizante de Youtuber
Variedades

Ultra Cursos oferece curso profissionalizante de Youtuber

11/04/2024 10:30
Ultra Cursos oferece curso profissionalizante de Youtuber
Como cumprir os requisitos da ISO 9001? Qual metodologia usar?
Variedades

Como cumprir os requisitos da ISO 9001? Qual metodologia usar?

10/04/2024 17:15
Como cumprir os requisitos da ISO 9001? Qual metodologia usar?
Últimas Notícias