Mulheres empreendedoras buscando aperfeiçoar seus negócios fazem parte da primeira turma do programa Inova Moda Digital (IMD). A consultoria gratuita oferecida pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Eficiência Operacional – Senai Empresa, que começou na última segunda-feira (20/06) e segue até sexta-feira (25/06), tem como objetivo melhorar a produtividade e o desenvolvimento dos produtos das participantes.
O IMD é uma ação nacional desenvolvida em parceria com o Sebrae e tem como objetivo oferecer consultorias gratuitas para melhorar o desenvolvimento de produtos, competitividade e a produtividade das empresas dos segmentos de vestuário e calçados.
Responsável pelas aulas, a técnica do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) do IST em Eficiência Operacional – Senai Empresa, Sara Borges Ortiz, explica que, além de apresentar conceitos e metodologias, a ideia é aplicar o conteúdo na prática diária das micro e pequenas empresas. “Busco provocá-las fazendo bastante discussão para pensarem realmente nos problemas e nas soluções que propomos através do treinamento”, explica.
O foco aplicado nesta turma é em estratégias de desenvolvimento de produtos, com a intenção de aumentar 15% na produtividade e a elaboração de uma coleção composta por cinco modelos novos.
Entre os aprendizes estão pessoas que já estão na área, mas pretendem se oxigenar para novos desafios. A empresária Teka Martins está no mercado têxtil há nove anos, porém, desde o ano passado, concentra forças à frente da Sport67, focada na fabricação de camisetas esportivas.
“Somos em três pessoas, então muita etapa é feita por uma pessoa só. Queremos identificar onde estão os gargalos e o que pode ser feito para não perder tanto tempo. É um auto aprendizado”, explica.
Zeveriana Martinez, conhecida como Ana, tem 25 anos de experiência na Zelo Produtos, empresa que fabrica bolsas, necessaries e estojos por atacado. Para ela, os anos no segmento permitiram acompanhar o grande impacto da venda digital, o que atingiu todas as etapas no processo, por isso, se atualizar é necessário.
“A troca de ideias com as parceiras é muito boa, porque você acompanha o que cada empresário enfrenta e buscamos, dentro desse encontro, soluções para os problemas que temos dentro das empresas”, destacou.
Metodologia
A consultoria será oferecida em duas etapas utilizando a metodologia Lean para provocar mudanças na empresa e desenvolvimento de seus colaboradores.
Nesta primeira fase, as oficinas serão voltadas para de participar de oficinas sobre Lean Design, voltado à etapa de desenvolvimento dos produtos. Entre os resultados previstos na etapa de desenvolvimento de produtos estão o aumento de 15% na produtividade e o desenvolvimento de uma coleção composta por cinco modelos novos. A carga horária da consultoria é de 32 horas.
Na etapa de Lean Manufacturing, o objetivo é a melhoria do processo de fabricação do produto visando reduzir os desperdícios, com a finalidade de proporcionar o aumento de produtividade em 15%. A carga horária da consultoria é de 36 horas.
O primeiro atendimento consiste em aprimorar os processos do setor de criação, melhorando os métodos de modelagem e desenvolvimento de coleções. Já o segundo, é aplicado diretamente ao processo produtivo buscando reduzir desperdícios e melhorar o tempo entre as atividades produtivas.