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Além de mãe e filha, sócias!

Designer de moda cria marca de bolsas para que a mãe pudesse ter emprego novamente

12 Mai 2022 - 13h30Por Giovanna Chmurzynski, Agência de Notícias da Indústria
Misna e a sua mãe Misana - Crédito: Arquivo pessoalMisna e a sua mãe Misana - Crédito: Arquivo pessoal

Uma roupa, um perfume ou um café da manhã elaborado são presentes famosos que costumamos dar em datas especiais para pessoas queridas. Porém, para a designer de moda Misna Magalhães, o que a mãe dela precisava era uma nova ocupação para colocar a criatividade em prática. E assim, em 2017, nasceu a marca de bolsas artesanais Olivia Conceito, em Feira de Santana (BA). Hoje, elas comercializam as peças por todo Brasil e começaram os trâmites para exportar, com o apoio da Rede de Centros Internacionais de Negócios. Este é o Deu Certo! dessa semana em comemoração ao Dia das Mães, que foi comemorado no último domingo (8 de maio).


“Eu quis dar um destino a minha mãe. Ela que tanto abdicou da sua vida em prol da família, merecia um futuro melhor. Foi aí que pedi a Deus uma luz e com apenas R$17 nasceu a nossa empresa”, relata a diretora criativa e cofundadora da marca Olivia Conceito, Misna.


Na época, ela trabalhava como estilista em uma loja de roupas femininas e a mãe tinha dificuldades para encontrar um emprego. Juntas, começaram tudo do zero, sem recursos para contratar outros colaboradores e por isso pesquisaram no YouTube iniciativas que pudessem fazer sozinhas. Crochê chegou a ser uma opção, mas as bolsas de corda foram o produto ideal. “Unimos nossas ideias e fizemos a primeira OLIVIA no sofá de casa. Eu costurava o que precisava com a máquina de costura e ela com as mãos. Após criarmos a coleção, eu saía para vender nas lojas ou online”, completa a designer.

Mais tarde, em 2019, Misna recebeu mais um parceiro na empresa, o sócio - e primo dela - Danilo Magalhães. Além disso, nessa caminhada, a empresa também agregou novos materiais na produção das bolsas como acrílico, madeira e metais e desenvolve um projeto social com outras donas de casa.

“Agora, temos nosso próprio ateliê e usamos laser para cortar os materiais mais consistentes. Temos também outros 02 funcionários fixos e uma equipe de 18 terceirizados. Toda a produção é feita externamente, sendo na fábrica apenas a criação, corte e acabamento”, detalha.

Empresa capacita outras donas de casa

Como a baiana citou, a empresa conta com funcionários terceirizados, que são as artesãs e artesãos capacitados por Misana. Ela é a diretora de produção e ensina tudo que aprendeu para outras donas de casa que buscam uma renda extra e querem um ofício que possam tocar na própria residência.

Funciona assim: as duas selecionam os interessados e fazem o treinamento na empresa. Quando os produtos atingem o padrão de qualidade exigido, as pessoas passam a integrar o time e recebem os insumos em casa. Depois de montadas, as bolsas voltam para o ateliê para conferência e vão para as lojas. 

“Mulheres recuperaram a autoestima, se sentem valorizadas e felizes com o trabalho na Olivia Conceito. Inclusive, também tem homens que estão ajudando as esposas a produzirem as bolsas. É muito bom ver essa união familiar, em prol de um objetivo”, conta a empresária.

Mais que família e sócias, elas continuam amigas

Quando perguntada sobre as realizações, Misna conta que a empresa transformou toda família, mas a mãe ainda é a mais animada com cada conquista. “É muito gratificante vê-la desfrutando do resultado do nosso trabalho, hoje ela é uma empresária muito competente e independente financeiramente. Não tem como descrever o sentimento de ver a nossa família em segurança”, conta.

E apesar de toda a convivência, a relação entre as duas segue saudável como mãe, filha, sócias e amigas. “Quando há respeito, não é difícil trabalhar em família”, afirma a designer de moda.

Os próximos passos são conquistar o exterior

Em abril de 2022, o sócio Danilo Magalhães representou a marca no Encontro de Negócios Internacionais de Moda Minas Trend, em Belo Horizonte (MG). Lá, o empresário conversou com compradores de Alemanha, Argentina, Bolívia, Equador, Israel, Itália, Paraguai, Reino Unido e Venezuela.

Segundo o estudo Oportunidades Comerciais para a MPEs: Setores e mercados-alvo, esses países representam importantes mercados potenciais para empresas do setor de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios para MPEs de 18 unidades da Federação. A pesquisa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio do Sebrae, em 2021, e serve de guia para que a instituição promova eventos e rodadas de negócios para empresários brasileiros do setor, como Danilo, Misna e Misana. 

Com o apoio da Rede CIN, eles estão se adaptando ao mercado exterior, para que possam exportar assim que fecharem negócios. “Começamos a preparar todo material necessário tanto na parte de marketing como site e Instagram internacional, quanto nas outras atividades práticas da empresa. Acreditamos que os próximos passos são continuar participando de feiras e eventos de negócios para mostrar as Olivias para o máximo de pessoas e vamos levar a diante”, reforçou Danilo, que coordena as lojas da marca na Bahia, em Alagoas, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.

O que é a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras. Acesse o canal da Rede CIN e saiba mais.

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