Dourados – MS quinta, 06 de agosto de 2020
Dourados
31º max
14º min
Campanha Parcelamento Conta
Atenta

Medo de avião

02 Jun 2016 - 06h00
Antes de falarmos em quem compareceu ao evento de comemoração dos 29 anos do DOF ontem em Dourados, devemos primeiro informar quem não foi. Simplesmente não compareceu à importante solenidade, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o "Barbosinha". A desculpa foi de que faltou teto para voar até Dourados por causa da chuva. Em tempo, o Coronel Adib Massad, hoje com 87 anos de idade, viajou de carro de Campo Grande até Dourados e foi um dos primeiros a chegar no evento marcado para às nove horas de ontem.

##### Arroz de terceira


Compareceram ao evento também o vice-prefeito de Dourados Odilon Azambuja (PMDB) e a vice-prefeita de Itaporã, agora prefeita interina, Jacinta Reis Cordeiro. Aliás por falar em Itaporã o município, que é destaque na produção está mais quebrado que arroz de terceira.

##### Ajustes necessários


A prefeita Jacinta vem fazendo o possível para manter a folha de pagamento em dia e dentro destas dificuldades herdadas está o fato da folha de pagamento estar ultrapassando os 54% o que fere a Lei de Responsabilidade. A prefeita classifica como ajustes mais que necessários alguns cortes que ela determinou com a demissão de vários funcionários para adequação das finanças.

##### Expediente interno


De acordo com a prefeita interina os cortes de servidores comissionados devem continuar até que a situação financeira do município se normalize. Assim que assumiu o cargo no final de abril ela determinou expediente interno por duas semanas até fazer um minucioso levantamento das finanças.

##### O susto


Ao reabrir a prefeitura, depois de pronto o levantamento veio o susto. A receita do município não é suficiente para cobrir as despesas. São 900 mil reais de déficit a pagar na saúde aliada a várias dificuldades administrativas, como a falta de maquinários, estando praticamente todos baixados ou sucateados justamente no momento em que as ruas mais necessitavam de manutenção.

##### Medidas necessárias


Segundo a prefeita Jacinta neste primeiro momento, de remédio amargo se não forem tomadas as medidas necessárias a administração de Itaporã fica totalmente inviabilizada. Além dos cortes de funcionários também houve fusão de várias secretarias.

##### Atenção governo


Ela pede a compreensão da população neste momento difícil e a colaboração da Câmara Municipal e de toda a sociedade de Itaporã porque o momento é delicado. Itaporã tem 62 anos de emancipação e a conjuntural crise é a maior de toda sua história. O município nunca tinha passado por uma crise tão grave como essa, necessitando mais do que nunca da atenção do Governo do Estado.

##### Grande produtor


A prefeita Jacinta disse que já se reuniu com os vereadores e os deu ciência da situação. Ela espera para os próximos dias uma audiência com o governador Reinaldo Azambuja para pedidos de socorro que serão encaminhados. "Itaporã é um município forte, grande produtor, mas passa por sérias dificuldades que somente com a união da classe política será possível supera-las" afirmou a prefeita Jacinta Cordeiro.

##### A buraqueira


Para completar, o município foi "contemplado" com obras da Sanesul que triplicaram a quantidade de buracos na cidade. A prefeita interina também espera entendimento com a Sanesul neste sentido, para que os danos da malha asfaltica sejam reparados.

##### Faz um 21...


Vinte e um dias após ter sido afastado do cargo por 180 dias, o prefeito de Itaporã, Wallas Milfont (PDT), ingressou com agravo de instrumento no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para tentar reverter a decisão do juiz Raul Ignatius Nogueira.

##### Operação Layout


Milfont é acusado pelo MPE (Ministério Público Estadual) de direcionar uma licitação realizada em novembro de 2014 para a contratação de uma agência de publicidade. O caso foi investigado pela Operação Layout do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), no ano passado.

##### 4ª Vara


Apresentado pelos advogados José Maciel Souza Chaves, Stheven Ouriveis Razuk e Marcus Vinicius Gomes da Silva, o recurso será analisado pelo desembargador Amaury da Silva Kuklinski, da 4ª Vara Cível.

##### "Injusto e ilegal"


Wallas disse ao campograndenews que o recurso tem como objetivo mostrar ao Tribunal de Justiça que seu afastamento foi "injusto e ilegal" e que sua permanência no cargo não atrapalha as investigações, como alegou o MPE.

##### Não bastasse


"O afastamento é para não atrapalhar a investigação. Porém, já tem mais de 16 meses de investigação, na qual já foram ouvidas as testemunhas e fornecidos voluntariamente todos os documentos solicitados. Se não bastasse isso, ainda foram procedidas buscas e apreensão na minha casa, na prefeitura, na casa do assessor de comunicação da época e nas sedes das empresas. Todas as testemunhas foram ouvidas livremente, razão pela qual o fato de estar no exercício do cargo de prefeito não causará nenhum empecilho à apuração dos fatos", afirmou.

##### Todos os bens


Além do afastamento, o juiz de Itaporã, determinou o bloqueio de todos os bens do prefeito e de outros dois acusados, Wagner Leite Fortes, ex-gerente de comunicação da prefeitura, e Letícia Berloffa Rodrigues, servidora do mesmo departamento.

##### Pré-determinada


Segundo o MPE, os três acusados tentaram dificultar a colheita de provas, além de negar que havia um acordo direcionando o certame para a vitória de empresa pré-determinada.

##### Lavagem de dinheiro


A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) homenageou ontem, em Curitiba, o juiz federal Sergio Moro e os procuradores da República e delegados da Polícia Federal que integram a força-tarefa da operação "lava jato". De acordo com o presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, a homenagem se deve à "importante contribuição desses profissionais no enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro".

##### Que frase!


"A verdade é filha do tempo, e não da autoridade". (Galileu Galilei).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Dourados

Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia

04/08/2020 13:00
Especialista ensina como organizar a casa em tempos de pandemia
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Adoção na Pandemia

Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia

03/08/2020 16:25
Justiça se adapta para manter processos de adoção durante pandemia
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Mulher

Agosto Lilás: Mulheres sofrem "pandemia da violência"

03/08/2020 10:03
Agosto Lilás:  Mulheres sofrem "pandemia da violência"
Branding em Arquitetura
Variedades

Branding em Arquitetura

30/07/2020 14:38
Branding em Arquitetura
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Exposição

Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz

30/07/2020 14:35
Jonir Figueiredo expõe mandalas de luz
Últimas Notícias