
A queda na fabricação teve impacto também nas exportações, que em abril foram 67,8% menores do que no mesmo mês do ano passado, totalizando 126.061 unidades. Tanto a queda percentual quanto o baixo volume exportado foram recordes, confirmou uma porta-voz da associação.
Embora as montadoras tenham restabelecido suas linhas de montagem durante o mês de abril, a falta de peças como pneus e produtos de resina, além de dispositivos eletrônicos, limitou o volume de produção.
Toyota mostra otimismo
Apesar de ter previsto que só retomasse o nível de produção pré-terremoto no fim do ano, a Toyota revelou nesta terça que deverá alcançar os 90% de atividade ainda em junho.
Na última sexta-feira (27), a montadora anunciou queda recorde de 78,4% na produção em abril. Na Honda, o recuo chegou a 81,5%, também na comparação com o mesmo mês de 2010. A Nissan informou uma queda na produção de 48,7%.
O Banco de Desenvolvimento do Japão, segundo informações da Dow Jones, planeja criar um fundo com a associação das indústrias de autopeças para injetar dinheiro nas companhias do setor que foram atingidas pelo terremoto e ajudá-las a apressar a recuperação.
Efeitos no Brasil
Como consequencia da falta de peças importadas do Japão, Toyota e Honda anunciaram mudanças na operação no Brasil. A primeira parou a produção do Corolla em Indaiatuba (SP) por três dias em abril e neste mês. E, na última quinta (26), anunciou uma quarta parada, no dia 17 de julho.
A Honda passa por mudanças mais drásticas. No último dia 17, a montadora anunciou que a produção na fábrica de Sumaré (SP), onde são feitos o City, o Civic e o Fit, será cortada pela metade. Como consequencia, 400 funcionários serão demitidos.
O sindicato local entrou na Justiça pedindo a suspensão das demissões. A primeira audiência de conciliação, ocorrida na última quinta, terminou sem acordo. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 7, um dia após a retomada das operações na planta, que passa por uma pausa prevista anualmente. A parada, tradicionalmente feita para manutenção, estava programada para julho, mas foi adiantada por causa dos problemas com peças japonesas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Água na Lua
Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua
26/10/2020 16:27

Biketerapia
Ciclismo se torna terapia e superação em Dourados
26/10/2020 13:20

Selo internacional
Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
04/10/2020 11:13