Honda Brio - Crédito: Foto: Divulgação
A Honda lançou nesta quinta-feira (17) o carro mundial Brio, que também será vendido em breve na Índia -a ação foi adiada devido ao terremoto no Japão- e poderá ser fabricado no Brasil nos próximos anos. O compacto é inspirado no conceito NSC (New Small Car), apresentado no Salão de Nova Déli, na Índia, em janeiro de 2010.A fabricante diz que pretende desenvolver versões específicas de acordo com o mercado ao qual o compacto se destinar, destacando que a versão tailandesa será mais eficiente do que o modelo indiano. Esse, por sua vez, irá equilibrar melhor desempenho e preço, segundo a Honda. Por isso, é possível que a versão brasileira adote, por exemplo, um motor flex.
O Brio tailandês será disponibilizado em duas versões: a S e a V, ambas com transmissão manual. A V tem a opção de transmissão CVT. As duas são equipadas com motor i-VTEC 1.2, a gasolina, que gera 90 cv. O consumo médio, segundo a Honda, é de apenas 14 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.
O modelo tem 3,61 m de comprimento, 1,68 m de largura e 1,48 m de altura. A versão tailandesa custará a partir de 400.000 bahts, o equivalente a US$ 13.250 e R$ 22.193 (sem impostos e taxas de importação). (G1)