Dourados – MS segunda, 01 de março de 2021
Dourados
35º max
22º min
Influx
DIAS COMEMORATIVOS

Hoje celebra o Dia do Capoerista

03 Ago 2016 - 09h22
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -
O Dia do Capoeirista é comemorado em 3 de agosto. Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típica da região Nordeste do país, em especial na Bahia.

A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Curioso saber que durante muitos anos (fim do século XIX até meados do século XX), praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei "Sampaio Ferraz", de 1890.

Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo país.


Mestre Guerreiro

Dourados tem a honra de contar com um dos melhores professores de Capoeira, Mário Alves dos Santos, o Mestre Guerreiro, 60, da Associação de Capoeira Baiana, com mais de cinco décadas tendo a capoeira como profissão e missão de vida, Mário Alves dos Santos nasceu em 18 de junho de 1950, em Simão Dias (SE), mas viveu a infância em Salvador (BA), onde conheceu a capoeira.

Em Mato Grosso do Sul, ele começou a ensinar capoeira para as crianças e adolescentes em Ivinhema, onde ficou dois anos antes de se instalar em Dourados, há 25 anos.

Deixe seu Comentário