
A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Curioso saber que durante muitos anos (fim do século XIX até meados do século XX), praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei "Sampaio Ferraz", de 1890.
Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo paÃs.
Mestre Guerreiro
Dourados tem a honra de contar com um dos melhores professores de Capoeira, Mário Alves dos Santos, o Mestre Guerreiro, 60, da Associação de Capoeira Baiana, com mais de cinco décadas tendo a capoeira como profissão e missão de vida, Mário Alves dos Santos nasceu em 18 de junho de 1950, em Simão Dias (SE), mas viveu a infância em Salvador (BA), onde conheceu a capoeira.
Em Mato Grosso do Sul, ele começou a ensinar capoeira para as crianças e adolescentes em Ivinhema, onde ficou dois anos antes de se instalar em Dourados, há 25 anos.