A HIPERLEXIA é definida pela capacidade de leitura precoce de uma criança, geralmente associada a fascínio por letras e números
Algumas começam a identificar letras e números por volta dos 18 meses a 2 anos e entre 2-3 anos começam a ler palavras de forma espontânea.
Quando se pensa em hiperlexia geralmente a primeira condição que nos vem a mente é o autismo! E isso não é à toa. Alguns estudos estimam que até 20% das pessoas com transtorno do espectro do autismo tem hiperlexia.
Apesar que imaginamos que a hiperlexia faça parte do autismo, isso não é verdade. Hoje, sabemos que pode existir na sua forma pura, só a hiperlexia, ou associada a outras condições, pasmem - até associada ao transtorno do desenvolvimento da linguagem, e também em crianças com altas habilidades intelectuais!
Um último aspecto importante a ser ressaltado é que na hiperlexia o aprendizado das letras e números NÃO É FORMAL, ou seja, estas crianças não aprendem porque foram ENSINADAS. Elas aprendem espontaneamente por processo de autodidatismo.
Quando coexiste com o autismo, há habilidades de leitura precoce, porém pode ocorrer dificuldade em compreender e se expressar, além das dificuldades nas relações sociais. A criança costuma ser um bom aprendiz visual, e os estímulos visuais e a própria leitura podem ajudar muito no seu desenvolvimento.
A habilidade de leitura precoce costuma ser observada por educadores e/ou pais, que não devem hesitar em procurar um especialista, a fim de avaliar se esta habilidade está ou não associada à outra condição do neurodesenvolvimento, e receber os estímulos mais indicados de acordo com as suas necessidades!
Texto de @dra.martaclivati