
\"Quando o fato envolve a saúde e segurança do consumidor, não pode haver demora\", afirmou a diretora do DPDC, Juliana Pereira. \"O Código de Defesa do Consumidor é absolutamente claro ao determinar que a comunicação deve ser imediata.\"
Segundo o DPDC, a Toyota foi multada por levar dois meses para fazer uma campanha de convocação de proprietários do carro que apresentou problemas de falta de fixação de tapetes que causava aceleração involuntária dos veículos.
Enquanto isso, o grupo Caoa foi multado duas vezes. Em um caso, a empresa levou 60 dias para realizar um recall após tomar conhecimento de problema na suspensão traseira. No segundo caso, a multa se deveu ao tempo de 25 dias para a convocação de clientes para solução de problema em sistema eletrônico.
Representantes da Toyota e da Caoa não estavam disponíveis para comentar o assunto. No entanto, no final da tarde desta quinta-feira (17), a Toyota divulgou uma nota de esclarecimento à imprensa. Confira o comunicado abaixo:
\"A Toyota do Brasil tomou conhecimento da publicação feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no Diário Oficial da União do dia de hoje. Neste momento, a empresa busca aprofundar o entendimento sobre tal decisão.
A Toyota tem e continuará praticando sua filosofia de satisfazer os consumidores com veículos de alta qualidade, seguros e confiáveis.\"
(G1)
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