Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
25º
Renove sua CNH
Atenta

Golpe na lombada

04 Jul 2016 - 06h00
Golpe na lombada -
Em várias partes da cidade de Dourados, principalmente na Avenida Presidente Vargas, saída para Itaporã, na parte inferior as lombadas eletrônicas, estão os rastros do desrespeito ao patrimônio público e crime ambiental com pichações que levam a seguinte frase: "Temer Golpista". Deixando de lado a pichação, fica a pergunta: Se o Temer é golpista a Dilma é o que então? O resultado do golpe da gestão dela está influenciando diretamente na vida dos brasileiros, com mais de 12 milhões de desempregados e um rombo de quase 180 milhões de reais. Existe golpe maior que esse?


##### Nem aí...


Mas o que o presidente interino Michel Temer (PMDB) tem a dizer sobre o fato de ser chamado de golpista? Será que isso o incomoda? Só ele para responder: «Não me incomoda minimamente. Mas acho que dizer isso reflete uma ignorância política extraordinária, além de produzir uma agressão institucional igualmente extraordinária".

##### Principal suspeito


Segue Temer que também é jurista constitucionalista: "O artigo 79 da Constituição diz que o vice presidente deve substituir o presidente nas suas ausências ou impedimentos. Eu tenho legitimidade constitucional! Depois, quando começou essa questão do impeachment, eu, percebendo que o vice é sempre o principal suspeito, fui para são Paulo. Fiquei lá três semanas".

##### É natural


"Alguns me procuraram lá, claro, é natural. Mas depois eu soube de uma reunião que fizeram aqui no Palácio dizendo que a ideia era desconstruir a figura do vice-presidente tanto no plano institucional quando no plano pessoal. Daí, eu achei demais. Pensei: «Não posso mais ficar em silêncio». Então, na semana que antecedeu a votação da Câmara, eu vim para cá. E veio aquele resultado, 367 votos.», disse Temer em entrevista a Veja.

##### Sinais de melhora


O presidente interino da República, Michel Temer, também afirmou que a Operação Lava Jato não vai abalar o seu governo e que a economia dará sinais de melhora após a definição do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Temer também falou sobre a troca no comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seu desejo de escrever um novo livro.

##### Primeiro escalão


"Eles (os petistas) ficaram 13, 14 anos no governo. Têm muita gente nos vários setores da administração. Eu sei até que de vez em quando alguns pretendem trabalhar contra, mas como eu criei no primeiro escalão uma equipe muito sólida, acho que não têm obtido sucesso.

##### Cidade pequena


Sobre o livro: "Eu morava numa cidade pequena, onde não havia livrarias, mas tinha uma professora de português que estimulava muito os alunos à leitura. Ela dizia: "Michelzinho, vá à biblioteca da prefeitura, pegue um livro, fique dez dias com ele, pegue outro". Foi assim que eu li Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo. Dos 13 aos 16 anos, li toda a obra deles. Quando entrei na faculdade, me formei e fiz doutoramento, escrevi livros técnicos, mas sempre quis escrever algo que fosse meu (...). Agora, se Deus quiser, meu segundo livro será um romance. Eu tenho tudo na cabeça.


##### Elementos pessoais


O dia em que eu parar, vou escrever um romance. Não será uma biografia, mas terá elementos pessoais. Você sabe que todo primeiro livro que você escreve na vida é sempre fruto de suas experiências desde a infância. Eu me recordo de coisas de quando eu tinha dois anos de idade, tenho a memória muito viva dos fatos. Todo escritor coloca em seu primeiro livro muito de sua experiência pessoal. Veja "Bom dia, Tristeza", de Françoise Sagan. Tinha muito da experiência pessoal dela. O segundo já era diferente. Assim também foi com Vargas Lhosa, Gabriel Garcia Marquez e muitos outros."

##### Os novatos


As campanhas mais curtas e com menos dinheiro tendem a beneficiar aqueles candidatos, principalmente a vereador que estão investidos no mandato e prejudicar os novatos. Simplesmente porque os novatos não terão tempo suficiente de expor suas plataformas de trabalho e de levar a sua mensagem ao eleitor.


##### Sola de sapato


Fala-se muito tem gastar sola de sapato para percorrer todos os recantos da cidade em busca de êxito nas eleições. Isso pode até funcionar, nas cidades menores do que Dourados e bem menores. Cidades pacatas do interior do estado aonde todos sabem quem é quem. Mas Dourados é o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul com 152.169 eleitores, sendo 70.164 na 43ª Zona Eleitoral e 82.005 na 18ª zona. Portanto haja sola de sapato e haja dedão do pé para suportar tanto sacrifício. Não há calo que resista.

##### No embalo


Por causa das empresas que não poderão mais colaborar com as eleições, apenas pessoas físicas e partidos políticos com o uso de verbas do Fundo Partidário os candidatos já antecipam o debate em torno esta questão. E no embalo dessa mudança o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitou em mais de 4,5 mil municípios os gastos dos candidatos a vereador teto de R$ 10 mil para gastar na campanha.

##### Será problema


O que passar deste valor R$ 10 mil para os candidatos a vereador será problema com a Justiça Eleitoral. Na realidade estas mudanças acabam favorecendo o Caixa Dois. A intenção de afastar as empresas realmente foi para moralizar o processo eleitoral após os sucessivos escândalos em campanhas eleitorais passadas, mas na realidade isso pode ter efeito contrario já que as mesmas empresas que faziam doação no passado agora poderão fazer de forma oculta e serão beneficiadas da mesma forma pela administração publica ou pelos vereadores que forem eleitos com esse tipo de "ajuda". Estes vão legislar primeiramente em favor destas empresas para depois pensar no interesse público.

##### Que frase!


"É imoral pretender que uma coisa desejada se realize magicamente, simplesmente porque a desejamos. Só é moral o desejo acompanhado da severa vontade de prover os meios da sua execução." (José Ortega y Gasset).

Deixe seu Comentário

Leia Também

 Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina
Variedades

Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina

28/03/2024 16:30
 Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina
Vinocoin: conheça criptomoeda criada para apreciadores de vinho
Variedades

Vinocoin: conheça criptomoeda criada para apreciadores de vinho

28/03/2024 14:09
Vinocoin: conheça criptomoeda criada para apreciadores de vinho
Como saber se The North Face é original? Dicas para identificar produtos genuínos
Variedades

Como saber se The North Face é original? Dicas para identificar produtos genuínos

28/03/2024 09:45
Como saber se The North Face é original? Dicas para identificar produtos genuínos
Do pôquer aos caça-níqueis: os jogos online favoritos dos brasileiros
Variedades

Do pôquer aos caça-níqueis: os jogos online favoritos dos brasileiros

26/03/2024 09:30
Do pôquer aos caça-níqueis: os jogos online favoritos dos brasileiros
O que esperar da Summit Experience em Nova York?
Variedades

O que esperar da Summit Experience em Nova York?

25/03/2024 13:17
O que esperar da Summit Experience em Nova York?
Últimas Notícias