Com um sabor marcante, feito a partir de atum ou salmão, acompanhado de arroz (Gohan) e marinadas, os pokes conquistaram espaço nas mesas brasileiras. De origem havaiana, o prato surgiu em 1970, após pescadores locais prepararem alguns lanches para comer em alto-mar com pedacinhos de peixes, acompanhados por alga marinha cortada e castanhas locais assadas. Ao passar do tempo, a receita ganhou influências japonesas e incorporou novos ingredientes, como o arroz gohan e a cebolinha, além das opções por peixe ou atum, como conhecemos o prato ao redor do mundo.
Feitas com ingredientes frescos e naturais, o poke produzido com a receita havaiana traz sabor e refrescância, além de ser uma opção de alimentação balanceada, que reúne uma fonte de proteínas, alinhadas com outros nutrientes importantes. De acordo com Giovanni Bruno, CEO e fundador do Spicy Tuna, rede de restaurantes fast casual tipicamente havaino, o prato é conhecido pela praticidade e também pelos benefícios dos insumos.
“Servidos em um pote pequeno, mais conhecido como bowls, os pokes oferecem uma refeição completa, com ingredientes que garantem energia para o dia todo. Normalmente, os consumidores preferem consumir este prato durante o almoço, ainda mais em dias quentes, já que ele ajuda a diminuir a sensação de calor, além de promover saciedade para quem come”, comenta o empresário.
Devido aos ingredientes, os pokes oferecem uma variedade de benefícios para saúde, confira:
1 - Fonte de ácidos graxos (ômega 3): “como os pokes são produzidos produzidos à base de peixes, como salmão e atum, que auxiliam diretamente na redução de acúmulo de gorduras do coração, ajudam nas respostas inflamatórias, contribuindo com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares”, compartilha Giovanni.
2 - Baixo teor de gordura saturada: o CEO do Spicy Tuna reforça que “ainda falando sobre doenças cardiovasculares, os peixes que são incluídos nos pokes são conhecidos por apresentarem baixo teor de gordura saturada, o que ajuda a fortalecer a saúde vascular”.
3 - Inclusão de proteína magra na alimentação: “com o uso do salmão e do atum cru no preparo do poke, o consumidor ganha ali uma fonte de proteína magra, que ajudam na construção e reparo dos músculos, além de proporcionarem a sensação de saciedade na hora de comer”, comenta o empreendedor.
4 - Fonte prática de vitaminas e minerais: Além de todo o sabor, o poke também pode ser uma fonte de vitaminas para ajudar na alimentação diária. Giovanni explica que “com a inclusão de condimentos que ajudam a ingerir mais vitaminas, como o Furikake (mistura de peixes secos e moídos, sementes de gergelim, algas picadas, açúcar e sal), rico em vitamina E, que funciona como antioxidante. Também, os peixes que funcionam como base do prato apresentam vitamina A, ajuda nas infecções, além dos minerais, selênio, fósforo e magnésio. Assim, o consumidor pode comer o alimento e garantir uma refeição mais saudável na rotina”, finaliza.
Sobre o Spicy Tuna
Rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, que apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Com um cardápio completo da hora do café da manhã ao jantar, a franquia também oferece, além do original poke havaiano, lanches, sobremesas e bubbles para todos os gostos e estilos de vida. Com uma operação enxuta, com a utilização de automação de processos, a rede disponibiliza modelos em lojas de rua, shopping e quiosque. Saiba mais aqui.