
Vingador moleque, vingador maroto
Os irmãos Russo, diretores do filme, fizeram um agrado aos fãs mais antigos dos Vingadores. Na batalha do aeroporto, mostrada nos trailers de "Guerra Civil", o Homem-Formiga aciona um mecanismo diferente em seu traje e aumenta de tamanho -- ao invés de diminuir.
A transformação é semelhante aos poderes do Gigante, um dos alter-egos nas HQs mais conhecidos de Hank Pym, criador da tecnologia do Homem-Formiga e interpretado por Michael Douglas no filme de 2015.
Scott Lang ganha muita força física em sua nova forma e consegue bater de frente com os super-heróis mais poderosos do time do Homem de Ferro. Mas a falta de agilidade uma hora pesa e o Gigante acaba derrotado pelo Homem-Aranha, que usa uma tática que ele viu num "filme velho" chamado "Star Wars – Episódio V: O império contra-ataca" para derrubar Lang.
Meu passado me condena
"Guerra Civil" também amarra alguns fatos do universo Marvel que estavam no ar desde o primeiro "Homem de Ferro" (2008). O filme revela que Bucky Barnes é o responsável pela morte dos pais de Tony Stark em uma missão como o Soldado Invernal.
Barnes é enviado pela organização maléfica Hydra para roubar a maleta que Howard Stark carregava. Ele intercepta o veículo do engenheiro e de sua esposa e, após o acidente, executa os dois de forma bastante cruel. E o Capitão América sabia de tudo e não contou.
Igual nos quadrinhos
Este último item é mais um "easter egg", um mimo, do que um spoiler mesmo. Em certo momento do combate final entre Steve Rogers e Tony Stark, os dois colidem de frente e reencenam a capa da edição final de "Guerra Civil" nos quadrinhos. Você confere a imagem abaixo.