Dourados – MS sexta, 18 de setembro de 2020
Dourados
33º max
19º min
Atenta

Em plenário

27 Abr 2016 - 06h00
Pessoa atenta e infiltrada nos meios políticos nacionais, participa da coluna analisando as pretensões do ex-governador André Puccinelli ao comparecer e aparecer por mais de uma vez durante o processo de admissibilidade do impeachment na Câmara dos deputados, circulando em plenário antes da abertura da votação.

##### Isso ele não conta...


"O ex-governador André tem dito que vai defender dois ministérios, sendo um para o Marun e outro para o Moka, em nome do PMDB. Na realidade, quem está pretendendo um ministério no futuro governo de Temer é o próprio André Puccinelli. Isso ele não conta", encerrou pessoa atenta.

##### Sem violação


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) para suspender o andamento do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética do Senado. O ministro afirmou não haver violação ao direito de defesa do senador no fato de a Comissão não ter cancelado um depoimento dele, que está internado depois de fazer uma operação para retirada da vesícula e de pólipos intestinais.

##### Ida do senador


A defesa de Delcídio, feita pelo advogado Antônio Augusto Figueiredo Basto, pedia a suspensão do depoimento por causa da operação. Disse que o procedimento é "extremamente invasivo", o que prejudicaria a ida do senador à Comissão.

##### Ficar calado


Os membros da Comissão de Ética, no entanto, deram opções a Delcídio: ele poderia dar depoimento por videoconferência, ou por escrito, além de comparecer à sessão. Isso, para o ministro Celso, demonstrou que não houve violação ao direito de defesa do senador. O decano do STF ressaltou que Delcídio continua com o direito de ficar calado, "sem que daí possa advir qualquer prejuízo ou presunção de culpa".

##### Última oportunidade


Com a decisão negativa do Supremo, mais uma vez, ou melhor, pela quarta vez, o senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) faltou ao depoimento marcado no Conselho de Ética do Senado Federal, onde ele será julgado por quebra de decoro parlamentar. Esta foi a última oportunidade do senador comparecer pessoalmente para se defender.

##### Por escrito


Diante da ausência, os membros da comissão decidiram marcar a leitura do relatório do senador Telmário Mota (PDT-RR) para terça-feira (3). Se desejar, a defesa de Delcídio do Amaral terá até sexta-feira (29) para apresentar suas considerações por escrito.

##### Mesmo dia


A expectativa é que no mesmo dia, após a leitura, o relatório seja votado no conselho. No entanto, o presidente do colegiado pode conceder vista se forem solicitadas, adiando a votação. Depois do conselho, o processo passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avaliará os aspectos constitucionais. Em seguida, o processo segue para o plenário.

##### Contagem regressiva


Tem gente fazendo até contagem regressiva para ver o PT desbancar do governo e como diz aquela famosa música cantarolada pelos deputados de oposição: ai, ai, ai ai, está chegando a hora....O vice Michel Temer já está até mesmo compondo seu futuro governo e encaminhando conversas no sentido de salvar a economia do País, que está detonada.

##### Em Brasília


Entre os assuntos tratados entre o senador José Serra e o vice-presidente Michel Temer, domingo (24/4) à noite, em Brasília, esteve o julgamento marcado para hoje, no plenário do STF, liberando os estados para pagar parcelas da dívida renegociada com a União em valores bem menores que os previstos em contrato.

##### Buraco "extra"


A decisão pode abrir, segundo cálculos feitos até agora, um buraco "extra" R$ 320 bilhões nas contas do Tesouro. Serra se comprometeu a ajudar na questão e disse que a mudança "quebra" a União. Quebra mais ainda?.

##### Sem chance


Assim que a presidente Dilma Rousseff for afastada das funções pelo Senado, a Advocacia-Geral da União não poderá mais defendê-la. Por decisão da comissão especial do Senado que analisa a admissibilidade do impeachment da presidente, ela terá de constituir um advogado particular, e não mais usar a estrutura da AGU para se defender das acusações de crime de responsabilidade.

##### Nas funções


Pelo que ficou decidido no Senado, a AGU pode defender Dilma enquanto ela estiver nas funções. Poderá falar contra a admissibilidade do processo, por exemplo. Porém, se o processo for admitido e ela for afastada para que o julgamento prossiga no Senado, a AGU também deve se afastar.

##### De graça?


O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já disse que vai defender a presidente Dilma como advogado particular, gratuitamente. Há a discussão jurídica sobre se Cardozo estaria sujeito a algum tipo de quarentena, mas ele tem dito que o impedimento se aplica apenas em causas contra a União.

##### Questão de ordem


Na questão de ordem, o senador Ricardo Ferraço (PSDB) afirmou que há incompatibilidade entre as funções da AGU, de defesa institucional dos "poderes constituídos", com a defesa pessoal da presidente Dilma. "A presidente, na fase transcorrida perante à Câmara, valeu-se para sua defesa da atuação do advogado-geral da União, possível só naquele momento, pois se apreciava a admissibilidade da denúncia formulada por particulares, conforme determina a lei", afirmou o senador. "Não é possível admitir que o advogado-geral desvirtue o exercício da função essencial à Justiça e atente contra atos praticados por outros poderes da República, qualificando-os como atos inconstitucionais e como elementos de suposto golpe, quando tem também a missão constitucional de defender os três poderes."

##### Que frase!


"O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem, novamente, aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública." (Marco Túlio Cícero).

Deixe seu Comentário

Leia Também

O julgamento de Deus
Artigo

O julgamento de Deus

17/09/2020 08:51
O julgamento de Deus
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
Saúde

Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono

13/09/2020 10:11
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Cães abandonados

“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo

13/09/2020 09:05
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Campo Grande

Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações

11/09/2020 17:16
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Brasil

Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos

26/08/2020 11:28
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Últimas Notícias