Dourados – MS sábado, 05 de dezembro de 2020
Dourados
26º max
20º min
Influx
Imaculada-Mobile
Variedades

Em busca da pele sem marcas

20 Fev 2011 - 10h20
Um rosto sem manchas ou pontos avermelhados. O que parece ser objeto de desejo de milhares de adolescentes é uma realidade na vida de apenas 20% dos jovens brasileiros. Estima-se que a acne esteja presente em mais de 80% de pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Embora a doença não ofereça riscos à saúde, afeta a auto-estima. Especialistas alertam que a orientação médica representa o melhor caminho para o tratamento, uma vez que os medicamentos oferecem riscos de reações adversas. Quem apresenta formas graves de acne pode buscar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

A acne é um termo genérico para designar uma série de problemas que atingem a pele, como as espinhas (pústulas), cravos (comedões), nódulos ou cistos. De origem genética e hormonal, atinge indiscriminadamente homens e mulheres. Embora predomine entre jovens, alguns estudos apontam sua incidência em 30% dos adultos.

O aparecimento da doença depende de fatores como aumento da produção de sebo e presença de bactérias que vivem normalmente sob a pele. Na fase da puberdade, entre 14 e 17 anos, o organismo intensifica a produção de hormônios. Quando esses hormônios atingem a pele, provocam aumento das glândulas sebáceas e, conseqüentemente, da quantidade de sebo sobre a pele.

\"Esse é o principal motivo da acne atacar um número tão grande de adolescentes\", explica a especialista e mestre em dermatologia, Gladys Aires Martins. Apesar da ação hormonal, herda-se a tendência para desenvolver a acne. Segundo a especialista, essa herança também determina o tamanho das glândulas sebáceas, a quantidade de sebo (seborréia) e a tendência para poros abertos.

A acne não atinge órgãos internos e jamais leva à morte. Apesar disso, pode ser fatal para a auto-estima de quem busca um rosto sem marcas. Registros arqueológicos mostram que no túmulo do rei egípcio Tutmés existiam fórmulas e receitas para tratar das espinhas. Assim como ele, nossos avós utilizavam pomadas e ungüentos para diminuir a inflamação ou esconder os insistentes pontinhos vermelhos. Hoje, os adolescentes contam com um arsenal de soluções bem mais avançadas, como a utilização de ácidos retinóides ou a isotretinoína, substância análoga à vitamina A, que apresenta cerca de 90% de eficácia no tratamento da acne.

Utilizado como um poderoso supressor da produção de sebo e redutor do tamanho da glândula sebácea - um dos maiores causadores da acne - a isotretinoína é um dos medicamentos que integram o Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional, do Ministério da Saúde. Na lista desse programa constam remédios para o tratamento de mais de 100 outros problemas crônicos de saúde, como osteoporose, asma, insuficiência renal e hepatite.

#####TRATAMENTO
- O investimento de R$ 1 bilhão para custeio dos medicamentos excepcionais indica a força do programa. A isotretinoína entrou na lista em 2001 e tem sua utilização normatizada pelo Protocolo Clínico e pelas Diretrizes Terapêuticas. Os pacientes que recorrem ao tratamento possuem formas graves da doença e não podem deixar de usar o remédio.

Segundo o Ministério da Saúde, essa política tem enorme alcance em todas as classes sociais. Isso porque, se não fossem distribuídos gratuitamente, tais medicamentos seriam acessíveis a poucas pessoas, em função do alto custo do tratamento.

Para pacientes que recorreram a clínicas particulares, em alguns casos, o tratamento, com duração de seis meses, chega a custar R$ 3,6 mil. Com a advogada Márcia Costa, não foi diferente. Aos 21 anos e incomodada com a quantidade de espinhas e cravos no rosto, procurou um dermatologista e resolveu recorrer à isotretinoína. O tratamento durou seis meses.

Tempo necessário para a pele se renovar e expulsar todas as inflamações que tanto a incomodavam. Hoje, quase dez anos depois, ela não hesita em tirar fotos e dispensar a maquiagem. \"Não tenho mais nada para esconder\", brinca.

No SUS o tratamento é gratuito, mas os pacientes precisam passar por uma avaliação rígida e têm de se enquadrar em uma série de critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. Isso acontece por causa dos efeitos colaterais do remédio. O principal risco pelo uso da substância são as chances de causar defeitos congênitos graves no corpo do bebê, se for consumido pela mãe durante a gravidez.

Segundo informações de um dos fabricantes, desde que a medicação foi autorizada para venda já nasceram mais de 250 bebês com deformações na face, orelhas, coração ou sistema nervoso, decorrentes da utilização da isotretinoína. Mulheres que fazem uso da substância não podem engravidar até dois meses depois do término do tratamento.

Além desse problema, a pele e as mucosas se ressecam em todos os pacientes tratados com a substância. O ressecamento acontece em 100% dos casos porque a substância possui efeito anti-secretor sobre as glândulas sebáceas, o que leva a uma diminuição de seu tamanho e a uma inibição da produção de gordura.

Entre os efeitos colaterais da isotretinoína existem ainda registros de dor nas articulações, dor de cabeça, queda de cabelo, aumento do colesterol e triglicerídeos. Quem toma a substância necessita de acompanhamento freqüente e realização de testes mensais de gravidez, no caso das mulheres, além de exames bimensais das taxas de colesterol e enzimas hepáticas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua
Água na Lua

Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua

26/10/2020 16:27
Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua
Ciclismo se torna terapia e superação em Dourados
Biketerapia

Ciclismo se torna terapia e superação em Dourados

26/10/2020 13:20
Ciclismo se torna terapia e superação em Dourados
Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
Selo internacional

Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC

04/10/2020 11:13
Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos
Recreação

"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos

25/09/2020 07:23
"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
Condenação

Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida

21/09/2020 16:57
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
Últimas Notícias