Dourados – MS segunda, 26 de outubro de 2020
Dourados
28º max
20º min
Influx
Variedades

Eletrônica vira novo campo de batalha no setor automobilístico

13 Jan 2011 - 13h15
Ford Sync foi desenvolvido em parceria com a
Microsoft - Crédito: Foto: DivulgaçãoFord Sync foi desenvolvido em parceria com a Microsoft - Crédito: Foto: Divulgação
General Motors, Ford e Toyota vivem uma nova guerra, desta vez eletrônica, envolvendo sistemas de navegação, segurança e comunicações que estão se transformando em uma fonte extra de receitas para esses fabricantes de automóveis.

A General Motors (GM) iniciou a tendência há mais de uma década com o OnStar, um sistema a princípio concentrado na segurança, mas que está sendo atualizado agora para incluir funções de comunicações e entretenimento.

A Ford seguiu os passos da GM com o Sync, um sistema de entretenimento, informação e comunicações que desenvolveu com a Microsoft, mas que evoluiu para incluir funções de segurança como a possibilidade de limitar a velocidade máxima quando os pais deixam o veículo com seus filhos.

Na semana passada, a Toyota anunciou o Entune, sistema multimídia para entretenimento, navegação e serviços de informação, que estará disponível em seus veículos a partir deste ano.

\"Os consumidores cresceram acostumados a ter o mundo na ponta dos dedos através dos telefones celulares\" destacou Jon Bucci, vice-presidente do departamento de Tecnologia Avançada da Toyota, durante o lançamento do Entune.

\"E, ao contrário de outras soluções do setor, o Entune permite que o motorista interaja com conteúdo móvel informativo e de entretenimento sem brigar com seu telefone\", acrescentou.

A aposta nesta tecnologia é tão grande que durante sua reestruturação em 2009, quando a GM necessitava de liquidez, a companhia tentou aumentar suas receitas através da venda do OnStar.

A principal diferença do OnStar para o Sync e agora para o Entune é que o sistema da GM está totalmente integrado ao veículo.

Com cerca de 6 milhões de clientes nos Estados Unidos e no Canadá, o OnStar se baseia em um telefone celular que vem instalado no veículo, o que homogeneiza a experiência de todos os usuários.

O custo do OnStar está incluído no preço final do veículo, mas para contar com seus serviços, o consumidor precisa pagar entre US$ 200 e US$ 300 ao ano, o que gera à companhia receitas anuais de entre US$ 1,2 bilhões e US$ 1,8 bilhões.

Por outro lado, o Sync e o Entune são basicamente um sistema de Bluetooth que conecta o telefone celular do motorista ao sistema de entretenimento e navegação do veículo, por isso que suas características estão determinadas pela qualidade do telefone celular de cada usuário.

No caso do Sync, a Ford cobra US$ 395 para incluir o equipamento em seus veículos, mas nos três primeiros anos, o serviço é gratuito.

Após esse período, o proprietário tem que pagar por serviços como navegação e informação de trânsito.

O Sync e o Entune também estão tirando vantagens da crescente popularidade dos smartphones, que podem dispor de um número quase infinito de funções, por isso que, por enquanto, a Ford está mais do que satisfeita em manter seu sistema como uma opção para seus veículos e não um elemento incrustado.

A General Motors reconheceu que a grave crise de 2009, da qual só se salvou graças à injeção de mais de US$ 50 bilhões dos Governos de Estados Unidos e Canadá, permitiu que a Ford desenvolvesse o Sync para concorrer com o OnStar.

Agora a GM está contra-atacando com funções como a leitura por parte do sistema de mensagens de texto e a conversão das respostas do motorista de voz para texto.

Em breve, o OnStar também permitirá aos motoristas atualizar o Facebook apenas utilizando comandos de voz.

Além disso, a GM decidiu ampliar o serviço OnStar aos de veículos de outros fabricantes, uma medida que deve estimular a disputa eletrônica do setor.

#####Retrovisor interativo

A partir do segundo semestre, a GM começará a vender um retrovisor que incorpora os principais elementos do OnStar e que poderá ser instalado praticamente em qualquer veículo do mercado.

A GM disse que os serviços que estarão disponíveis com o retrovisor são resposta automática em caso de acidente, conexão direta com as equipes de emergência, localização de veículos roubados, navegação detalhada, ajuda em estrada e ligações telefônicas sem a necessidade de utilizar as mãos.

Chris Preuss, presidente do OnStar, disse que a decisão de ampliar o serviço a veículos de outros fabricantes é um salto que poderá proporcionar \"uma nova base forte de receitas para a GM e o OnStar.\"

(autoesporte.com)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
Selo internacional

Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC

04/10/2020 11:13
Turismo no Mato Grosso do Sul conquista selo Safe Travels, da WTTC
"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos
Recreação

"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos

25/09/2020 07:23
"Jorjão" oferece atividades remotas para todos os públicos
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
Condenação

Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida

21/09/2020 16:57
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por cobrança indevida
MTur disponibiliza R$ 13,5 milhões para ações de retomada do turismo nos estados
Turismo

MTur disponibiliza R$ 13,5 milhões para ações de retomada do turismo nos estados

21/09/2020 10:36
MTur disponibiliza R$ 13,5 milhões para ações de retomada do turismo nos estados
O julgamento de Deus
Artigo

O julgamento de Deus

17/09/2020 08:51
O julgamento de Deus
Últimas Notícias