Você é um profissional comprometido no trabalho? Gosta de sua profissão, ou é do tipo que não vê a hora passar para se ver livre do trabalho? Quando pergunto aos profissionais que atuam em vários segmentos se eles são comprometidos com a empresa onde trabalham, muitos dizem que sim, mas a maioria responde de forma incongruente, dizem que sim com cara de quem quer dizer não. Comprometimento não é da boca pra fora. Comprometimento tem a ver com sentimento, cumplicidade e engajamento total.
O comprometimento deve ser recíproco, ou seja, deve partir da empresa e dos colaboradores. Uma empresa comprometida com seus colaboradores é aquela que se preocupa em investir no capital humano e que valoriza cada funcionário, criando uma parceria de sucesso. Uma pessoa comprometida é aquela que trabalha como se a empresa fosse dela, cuida dos materiais de trabalho como se fossem seus. Não fica esperando que alguém mande fazer algo na empresa, tem atitude e faz o que tem que ser feito. Comprometido é aquele indivíduo que sempre acredita que pode fazer o melhor, mesmo em situações adversas.
Para se comprometer verdadeiramente com o seu trabalho, atribua valor naquilo que faz. Quando não existe um significado importante, dificilmente haverá comprometimento, pois ninguém dá o melhor de si quando não enxerga valor naquilo que se propõe a fazer. Conheço muitas pessoas que trabalham em condições adversas, atividades desgastantes, mas elas se dedicam e se comprometem de verdade, porque escolheram gostar do que fazem para dar uma vida melhor àqueles que amam. Para esses que atribuem um melhor significado àquilo que fazem, o trabalho passa a ter uma conotação de mais valor.
Para se comprometer verdadeiramente e se destacar profissionalmente, elimine as “crenças destruidoras do compromisso com a qualidade”. Essas crenças são verdadeiras inibidoras da iniciativa, do entusiasmo e dos bons resultados:
- “Vai assim mesmo”
Quantas vezes você pagou um prejuízo desnecessário por ter pensado, “ah, vai assim mesmo”, sabendo que precisava arrumar, organizar ou fazer manutenção em algo? Essa “crença” gera trabalhos incompletos, desleixados e medíocres. Quando iniciar uma atividade, não faça por fazer, faça pensando em gerar um resultado acima do esperado, se comprometa.
- “O problema não é meu”
Esse é o típico pensamento de uma pessoa descomprometida com o trabalho. Imagine a seguinte situação: um cliente vai até uma empresa reclamando de um serviço mal feito, mas o atendente diz com todas as letras que o problema não é dele, é de outro setor, sendo assim, ele não pode ajudar. Você já assistiu a esse “filme” em algum lugar? Quando trabalhamos numa empresa temos que aprender a pensar sistemicamente, ou seja, o problema é de todos e todos são pagos para satisfazer clientes. Tenha atitude para solucionar os problemas que chegam até você.
- “Tô nem aí”
Quantas vezes procuramos uma empresa para resolver um problema, mas infelizmente quando somos atendidos a postura de quem atende é do tipo “tô nem aí”. Ao exercer alguma atividade profissional, temos que lembrar que respondemos por aquilo que fazemos, ou seja, somos responsáveis, e, portanto, temos que ter atitude para fazermos o melhor, onde estivermos e com quem quer que seja.
Todos os profissionais de sucesso têm como característica comum o comprometimento. Eles são comprometidos com eles mesmos, pois aliam o trabalho aos seus sonhos e metas pessoais. Faça de seu trabalho um meio para sua autorrealização, e lembre-se que ninguém nunca alcançou grandes resultados na vida sem comprometimento. Então, comece a se destacar, comprometa-se.
###### CERSI MACHADO: Autor dos livros, “Os 7 Fatores que Possibilitam o Êxito Pessoal e Profissional” e “Afie o Seu Machado – Comprometa-se com o seu Sucesso” (áudio book) e co-autor do livro Ser + Líder. Palestrante motivacional e treinador comportamental atuando em vários estados. Site: www.cersimachado.com.br.