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O Boticário começa a ter selo vegano em seus produtos

Segundo a marca brasileira, 30% dos itens de maquiagem já são livres de testes ou matéria-prima de origem animal

19 Jan 2019 - 09h00Por DA REDAÇÃO
O Boticário começa a ter selo vegano em seus produtos - Crédito: unsplash Crédito: unsplash

Uma enorme tendência (do bem) está tomando cada vez mais espaço entre as marcas de moda e beleza no mundo todo, inclusive no Brasil: a não exploração animal.

Os produtos, da marca O Boticário, que são veganos – não utilizam nada de origem animal em sua composição – vão começar a receber um selo para identificá-los. A sinalização será definida pela própria empresa e não possui uma certificadora externa. No entanto, a fabricante de cosméticos afirma que está seguindo padrões de organizações internacionais.

A empresa informa que não faz testes em animais e 30% do portfólio de maquiagem, que inclui as linhas Make B. e Intense, não possui ingredientes de origem animal.

Imagem: Cedida pelo Boticário

“O Boticário já contava com produtos veganos em seu portfólio – o que estamos fazendo é dando mais clareza para a comunicação com o consumidor”, diz Alexandre Bouza, diretor de Marketing do Boticário.

No Brasil, mais de 900 produtos alimentícios, de limpeza doméstica e cosméticos têm o selo vegano do programa gratuito de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) – ONG sem fins lucrativos.

O processo de certificação da SVB chancela apenas itens que não fazem testes e não possuem componentes de origem animal – inclusive na formulação de ingredientes que não aparecem na embalagem do produto que chega ao consumidor final.

Produtos da linha Intense vão ter o selo vegano – Foto: Imagem cedida pelo O Boticário

O Boticário se tornará totalmente vegano?

Sobre a possibilidade de aplicar o selo em outras marcas do Grupo Boticário – como Eudora, Quem disse Berenice?, The Beauty Box, Vult e Multi B -, a empresa explica que está buscando soluções com a área de pesquisa e desenvolvimento para aumentar gradativamente o número de produtos veganos.

O caminho para se tornar totalmente vegana segue os mesmos passos. A companhia se compromete a ampliar a oferta, mas não há um prazo estabelecido. “Temos grandes desafios em termos de ingredientes, mas queremos evoluir a cada lançamento. Entre as estratégias, existem estudos do uso de glicerol somente de origem vegetal.”

Além do Brasil, O Boticário também está na Colômbia, Estados Unidos, Costa Rica, Guiana, Panamá, Venezuela, Suriname, Bolívia, Paraguai, Portugal, Líbano, Angola, Emirados Árabes, Moçambique e Japão.

Fonte: Estadão

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