Dourados – MS segunda, 18 de outubro de 2021
Dourados
26º max
16º min
Variedades

Citroën C3 Picasso

26 Mai 2011 - 14h10
C3 completa família Picasso - Crédito: Foto: DivulgaçãoC3 completa família Picasso - Crédito: Foto: Divulgação
A família Picasso, da Citroën, ganha mais um integrante nesta quarta-feira-feira (24). Após Xsara Picasso, C4 Picasso e Grand C4 Picasso, chega às lojas o C3 Picasso – opção não \'aventureira\' do Aircross.

Com preço sugerido a partir de R$ 47.990, o modelo produzido em Porto Real (RJ) chega equipado com o motor 1.6 16V flex de até 113 cavalos de potência (álcool) -o mesmo do C3 -, além de três opções de acabamento (GL, GLX e Exclusive) e duas de transmissão (manual de cinco marchas ou automática, de quatro).

Apresentado na Europa em 2009, o C3 Picasso é o típico ‘carro-família’. Entrega espaço, conforto, bom nível de acabamento e lista de equipamentos de série adequada, mas deixa em segundo plano o desempenho. Não por acaso, o perfil do comprador deste veículo prima pela racionalidade, de acordo com Nívea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën. “O cliente deste carro é em sua maioria homem, casado, com filhos, e tem entre 35 e 55 anos”, revela.

A intenção da marca de origem francesa é comercializar entre 1.000 e 1.500 unidades por mês, sendo 10% do mix da versão de entrada GL, 60% da intermediária GLX e 30% da topo de linha Exclusive. Para isso, espera roubar alguns clientes de seus rivais Kia Soul, Fiat Idea e Honda Fit. Mas, até por uma proximidade de preço, o foco da Citroën está no Volkswagen SpaceFox, Nissan Livina e Chevrolet Meriva (veja a tabela).

Mais sóbrio que o Aircross

O G1 avaliou a versão GLX manual por aproximadamente 65 km, em São Paulo. Por fora, o modelo traz algumas diferenças visuais em relação ao modelo europeu e muito menos apliques plásticos em comparação ao Aircross, sua versão \'aventureira\', lançada nove meses atrás.

A dianteira tem para-choque redesenhado com novas entradas de ar. Na traseira, o para-choque ganhou novo design e a tampa do porta-malas não carrega o estepe, como no ‘irmão’ desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. Na lateral destacam-se a ampla área envidraçada e as rodas de 16 polegadas.

Por dentro, o acabamento é sóbrio. Peças plásticas – e algumas emborrachadas – têm encaixes precisos e não apresentam rebarbas. O tecido (veludo) que reveste os bancos e o painel das portas é agradável ao toque. Destaque positivo para a ergonomia. Com regulagem de altura do banco do motorista e ajustes de altura e profundidade da coluna de direção, encontrar a melhor posição ao volante é simples. Ponto negativo apenas para o freio de mão, muito baixo.

O espaço é generoso para motorista e passageiros. Com 4,09 metros de comprimento, 2,54 metros de distância entreeixos e 1,72 metro de largura, o novo integrante da família Picasso leva confortavelmente cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 403 litros – 1.500 litros com os bancos rebatidos.

Desempenho

Rodando, o C3 Picasso é agradável – principalmente por se tratar de um veículo voltado para a família. Apesar dos 1.342 kg, o motor 1.6 16V flex oferece boas acelerações graças ao torque de 15,8 mkgf entregue a 4.500 rpm. As retomadas em baixas rotações, no entanto, deixam a desejar – uma característica comum dos propulsores 16 válvulas. Trafegando a 120 km/h, o conta-giros marca 3.750 rpm e o nível de ruído na cabine é baixo.

O câmbio tem engates preciso e agradáveis. A suspensão, por sua vez, é ligeiramente firme, causando certo desconforto em ruas com muitos buracos. Nas frenagens, o carro responde bem e apresenta leve inclinação da carroceria.

Equipamentos

A versão de entrada GL do C3 Picasso – oferecida somente com câmbio manual – tem de série travas e vidros (dianteiros) elétricos, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica e computador de bordo. A GLX manual entrega a mais faróis de neblina e rodas de liga leve (16’’), enquanto a GLX automática freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e rádio CD player MP3 com comando no volante (quatro alto-falantes e entrada Ipod som digital) também vêm de fábrica. Airbag duplo frontal é opcional.

A configuração topo de linha Exclusive oferece de série – além de todo o pacote GLX automático – airbag duplo frontal, acendimento automático dos faróis, controlador de velocidade, bancos e volante revestidos em couro. Como opcionais são oferecidos airbag de tórax e laterais dianteiros e navegador (GPS) integrado com tela de 7 polegadas.

Todas as versões têm três anos de garantia, sem limite de quilometragem. A primeira revisão acontece aos 10 mil km (3 x R$ 99,00).

Preços de lançamento

Citroën C3 Picasso GL (manual) - R$ 47.990

Citroën C3 Picasso GLX (manual) - R$ 50.400

Citroën C3 Picasso GLX (automático) - R$ 53.900

Citroën C3 Picasso Exclusive (manual) - R$ 57.400

Citroën C3 Picasso Exclusive (automático) - R$ 60.400

Deixe seu Comentário

Leia Também

A importância do Pet na vida da família
Dia Mundial dos Animais

A importância do Pet na vida da família

04/10/2021 15:00
A importância do Pet na vida da família
Saiba quem é o brasileiro premiado por foto de jacaré morto na seca
Variedades

Saiba quem é o brasileiro premiado por foto de jacaré morto na seca

30/09/2021 17:00
Saiba quem é o brasileiro premiado por foto de jacaré morto na seca
Mato Grosso do Sul é destino destaque no Fórum de Turismo LGBT 2021
Turismo

Mato Grosso do Sul é destino destaque no Fórum de Turismo LGBT 2021

29/09/2021 16:15
Mato Grosso do Sul é destino destaque no Fórum de Turismo LGBT 2021
Há 150 anos, Lei do Ventre Livre era assinada
Lei do Ventre Livre

Há 150 anos, Lei do Ventre Livre era assinada

28/09/2021 09:30
Há 150 anos, Lei do Ventre Livre era assinada
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Últimas Notícias