Produção de minivans na fábrica da Chrysler em Windsor, no Canadá - Crédito: Foto: Carlos Osorio/AP
O Grupo Chrysler tenta achar uma solução para o futuro de suas minivans ao mesmo tempo em que começa a produção das versões 2011 da Dodge Grand Caravan e da Chrysler Town & Country. Durante visita à fábrica de Windsor, no Canadá, onde são produzidos os modelos, o chefe executivo do grupo, Sergio Marchionne, afirmou que o conceito de minivan terá de ser totalmente repensado e que este tipo de veículo precisa ser mais versátil.A conclusão pode significar novos produtos, assim como a saída de uma das marcas do segmento. Durante o Salão de Detroit, Marchionne afirmou que o fato de as duas marcas oferecerem minivans confunde os clientes. Mesmo assim, nada foi resolvido até agora sobre o futuro da linha de produtos da Dodge e da Chrysler.
Marchionne apenas afirmou que o grupo desenvolve uma nova plataforma, que pode ser usado para minivans ou outros tipos de veículos como crossovers e automóveis. A nova linha seria lançada entre 2013 e 2014. A estratégia \"versátil\" já é utilizada pela Ford, que lançou a minivan C-Max, desenvolvida sobre a plataforma do compacto Ford Focus.
O grupo Chrysler planeja também uma minivan híbrida até 2013, de acordo com Marchionne.
O mercado de minivans para o grupo é muito importante. A Chrysler controla cerca de um terço do mercado de minivans nos Estados Unidos, mas as rivais têm crescido no segmento nos últimos anos. A Chrysler Town & Country, por exemplo, foi a minivan mais vendida no mercado norte-americano no ano passado, com 112.275 unidades comercializadas. O volume é cerca de 4 mil unidades superior ao que foi vendido de Honda Odyssey.
Para ajudar nas vendas de 2011, as novas versões da Dodge Grand Caravan e da Chrysler Town & Country chegam com um novo motor V6 que, segundo a fabricante, é mais econômico. Entre os itens opcionais está o volante aquecido, uma novidade no segmento.
(autoesporte.com)