Dourados – MS sexta, 18 de setembro de 2020
Dourados
33º max
19º min
Variedades

Cercado de mistérios

19 Jan 2016 - 07h00
As investigações da operação “lava jato” podem ajudar a esclarecer mistérios que ainda cercam o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), que completa 14 anos amanhã quarta-feira, dia 20. O Ministério Público de São Paulo pretende pedir nos próximos dias ao juiz Sérgio Moro, acesso às informações levantadas na apuração do Paraná sobre um empréstimo fraudulento obtido pelo pecuarista José Carlos Bumlai, cujos recursos podem ter sido usados para calar um empresário de Santo André, que teria chantageado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


##### Novas frentes


A partir da análise dos documentos, o Ministério Público paulista decidirá se abre novas frentes nas investigações sobre o esquema de pagamento de propina que funcionava na prefeitura da cidade do ABC paulista e teria motivado o assassinato de Daniel. As informações levantadas pela lava jato podem esclarecer se a cúpula do PT sabia dos desvios de recursos em Santo André. (O Globo)


##### P. da Vida


Os estacionamentos rotativos sem duvida disciplinam os espaços públicos e contribuem para a boa convivência no trânsito, mas em Dourados parece que esse sistema nunca deu tão certo. Assim, reclamações de motoristas p da vida com esse sistema sempre existiram e a medida que o tempo foi passando aumentavam cada vez mais.


##### Para cima


A mais comum delas é que quando a pessoa iria estacionar sem o botton ficava olhando para cima e dos dois lados para ver se enxergava uma atendendente para lhe vender os cartões. Elas nunca apareciam e o que aparecia depois no painel do carro era a notificação que poderia virar multa. Parecia sacanagem com o cidadão no corre corre do dia a dia, para sobreviver aos temporais.


##### Antes tarde


Mas antes tarde do que nunca. Felizmente a partir do dia 1º de fevereiro, Dourados deixará de usar o atual parquímetro, que será substituído por uma nova tecnologia de organização e sistema de estacionamento rotativo. Ufa.


##### Estrutura moderna


O município agora contratou, por licitação, uma estrutura moderna que conta com monitoramento de vagas e compra de crédito pessoalmente ou via internet, facilitando a vida do condutor de veículos da cidade e a fiscalização. A modernidade está aí para facilitar a vida das pessoas e não para complicar. A pessoa já estaciona o carro na área central porque geralmente tem limite de horário para ser atendido em alguma repartição, o banco por exemplo fecha as 15h e a perda de tempo de ficar procurando monitora de parquímetro já fez muita gente perder a paciência.


##### Médias e grandes


Eram cenas comuns na área central da segunda maior cidade do estado que tenta com essas decisões dar um passo adiante em favor do motorista em uma época de um trânsito tão complicado principalmente nas médias e grandes cidades.


##### Bem adiantadas


As negociações já estão bem adiantadas com a nova empresa que vai explorar o sistema, a EPX Parking e o contrato, já foi até assinado e dada a entrada na ordem de serviço. Na primeira quinzena de fevereiro será a fase de implantação do novo sistema na cidade e remoção dos Parquímetros existentes.


##### Segunda quinzena


Já na segunda quinzena, será feito um trabalho de orientação à população por parte dos monitores do funcionamento da nova tecnologia. A cobrança para os veículos terá início apenas no dia 1º de março.


##### Primeira etapa


Nesta primeira etapa, serão utilizadas as demarcações de vagas de carro já existentes. No entanto os números das vagas (hoje de zero a oito, vinculado a cada parquímetro) serão modificados, já que a nova empresa trabalha com um sistema que utiliza quatro dígitos diferentes para cada espaço disponível onde há o estacionamento rotativo.


##### Quanto paga?


A nova tecnologia será implantada inicialmente em 1.219 vagas para carros no centro, que é a mesma quantidade existente. Posteriormente, conforme previsto em edital, o sistema será ampliado para 2.219 vagas. O valor para os automóveis será de R$ 2 por hora, podendo cada veículo ficar somente duas horas em cada vaga.


##### E as motos?


Através do novo sistema, também será iniciada a cobrança de estacionamento rotativo para motocicletas, cujo valor da hora será de R$ 0,50. Serão ao todo 781 vagas destinada às motocicletas. No entanto, o prazo de implantação e inicio da cobrança serão diferentes dos adotados para os carros.


##### Do zero


“Como é uma novidade, precisamos começar do zero com toda a implantação da estrutura e orientação. Faremos, por exemplo, o estudo para definir os locais junto à empresa, delimitação das vagas para os condutores e orientação.


##### Trinta e sessenta


Então, estamos prevendo começar a cobrança para motos entre 30 e 60 dias depois da cobrança para os carros”, explicou o diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ahmad Hassan Gebara, o Mito.


##### Na “conta”


O condutor poderá comprar créditos, no valor que lhe convém, e incluir na “conta” que ele criou no aplicativo. Essa aquisição é feita através do cartão de crédito. Ao parar no local disponível que gostaria de estacionar, basta entrar no aplicativo e digitar o número da vaga de quatro dígitos, a placa do carro que está utilizando no momento e o tempo que pretende ficar no local.


##### Contagem regressiva


A partir da confirmação, o tempo começará a ser contado e terá um relógio disponível no aplicativo com contagem regressiva para que o condutor retire o veículo daquela vaga. Vale ressaltar que um mesmo carro, não pode ficar mais de duas horas na vaga, sujeito a multa. Ao voltar a vaga, o condutor aciona o aplicativo novamente.


##### Que frase!


“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais...” (Victor Hugo).

Deixe seu Comentário

Leia Também

O julgamento de Deus
Artigo

O julgamento de Deus

17/09/2020 08:51
O julgamento de Deus
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
Saúde

Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono

13/09/2020 10:11
Professor de Medicina explica sobre a qualidade do sono
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Cães abandonados

“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo

13/09/2020 09:05
“Muita gente desconta no animal, como se ele tivesse culpa”, diz criadora de abrigo
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Campo Grande

Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações

11/09/2020 17:16
Capital constrói identidade cultural pelas influências das fronteiras e imigrações
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Brasil

Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos

26/08/2020 11:28
Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos
Últimas Notícias