Dourados – MS terça, 03 de agosto de 2021
Dourados
28º max
11º min
Variedades

Carro que faz 500 km por litro é exposto em São Paulo

16 Mar 2011 - 15h10
O modelo X20, todo feito em alumínio, foi desenvolvido por alunos da FEI para ser leve e veloz - Crédito: Foto: Rafael Italiani/G1O modelo X20, todo feito em alumínio, foi desenvolvido por alunos da FEI para ser leve e veloz - Crédito: Foto: Rafael Italiani/G1
A Fundação Educacional Inaciana (FEI) expõe no Conjunto Nacional, em São Paulo, dois protótipos de automóveis elaborados com tecnologia de ponta com o objetivo de serem leves ou econômicos. Entre eles, está um carro que promete fazer 500 quilômetros por litro de combustível e outro construído diretamente no alumínio.

O design do X-20 chama a atenção do público entre os outros modelos que estão no local. O conversível de alumínio conta com um motor Corvette V8 e foi desenvolvido para ser leve e rápido na pista. “Foi um coisa inédita que fizemos. Construímos a forma do carro diretamente no alumínio, o que eliminou uma etapa que seria o modelo para fazer o molde”, diz Ricardo Bock, professor do curso de engenharia mecânica da FEI.

Com cerca de 840 kg, a máquina atinge os 100 km/h em pouco menos de 4 s. Além disso, o X-20 tem 550 cavalos de potência e transmissão Porsche.

#####500 km com 1 litro de gasolina
Também desenvolvido por alunos da FEI, o X-16, mesmo sendo leve, tem uma proposta totalmente diferente. Feito 100% em carbono e com 38 kg, ele pode alcançar apenas os 45 km/h. No entanto, o tanque com capacidade para cerca de 1 litro de gasolina tem autonomia de 500 km. “Ele foi desenvolvido exatamente para isso”, afirma Bock. Ainda de acordo o professor, uma outra curiosidade do modelo econômico é que o banco do piloto foi feito de acordo com o corpo de uma mulher, que, segundo Bock, tem o esqueleto mais leve.

Para as características do mercado de produção em massa, os modelos são “inviáveis”, diz o professor. “Nós queremos formar engenheiros diferentes e que tenham percepção social”, afirma o professor.

#####Entrada gratuita
Quem quiser conferir os protótipos, basta ir ao Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2.073, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h. Nos sábados e domingos, a exposição fica aberta entre as 10h e as 23h. Os visitantes também podem ver outros carros, como a Jordan usada por Rubens Barrichello em 1994, modelos de outras competições e capacetes usados por Ayrton Senna. A entrada é gratuita e a exposição termina no próximo dia 2. O evento faz parte da 2ª Semana Cultural da Velocidade (Velocult) e, além dos carros, reúne troféus, objetos pessoais de pilotos e outros artigos curiosos do mundo da velocidade. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
MERECIDO

Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size

30/04/2021 14:59
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
Últimas Notícias