Dourados – MS quarta, 21 de abril de 2021
Dourados
33º max
18º min
Influx - Campanha 2021
Variedades

Carro movido a vento completa viagem de 4,8 mil km pela Austrália

17 Fev 2011 - 21h10
Carro movido a vento viajou de Perth a Sydney - Crédito: Foto: ReutersCarro movido a vento viajou de Perth a Sydney - Crédito: Foto: Reuters
Um carro movido a vento completou na última segunda-feira (14) uma viagem de 4.828 km pela Austrália, seu maior teste até agora. O veículo foi desenvolvido por dois alemães, que saíram de Perth no último dia 26 rumo a Sydney. O Wind Explorer é um buggy de 220 kg, feito de fibra de carbono, com espaço exato para duas pessoas. Os pneus são de bicicleta, usados em competição. O peso corresponde ao carro já equipado com uma bateria de íon-lítio de 8 kWh, parecida com a usada nos carros elétricos. A energia para carregá-la vem de uma espécia de moinho \'portátil\', que é instalado no topo de um mastro.

Só a operação de erguer o \'moinho\' levava meia hora e era feita durante a noite, com o carro estacionado. A bateria era recarregada enquanto a dupla dormia. Em dias de vento forte, especialmente em locais como a Planície Nullarbor, onde não há árvores, os engenheiros usaram uma espécie de parapente para puxar o carro e economizar bateria. Quando não havia vento, eles tinham de \'apelar\' para a energia elétrica, mas afirmam que só gastaram 10 euros com esse tipo de recurso durante toda a jornada. Segundo os criadores, o veículo atingiu até 90 km/h.


A dupla se diz consciente de que a engenhoca não representa o futuro dos carros, mas revela que a intenção é que o carro sirva de inspiração para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias \'verdes\'. \"Há muita energia limpa no nosso planeta para ser usada. Só precisamos desenvolver a tecnologia para isso\", escreveram os inventores no site oficial da viagem.

Deixe seu Comentário