Dourados – MS terça, 28 de setembro de 2021
Dourados
37º max
21º min
Institucional - Setembro
Variedades

Branding em Arquitetura

30 Jul 2020 - 14h38Por Louise Torres
Branding em Arquitetura - Crédito: Freepik Crédito: Freepik

Empresas de todos os tamanhos e segmentos têm apostado cada vez mais no branding – trabalham os conceitos da marca e os aplicam em uma identidade visual forte para passar uma mensagem clara ao seu público –, mas elas começaram a perceber que o local de trabalho, também, deve refletir essa identidade, tanto para a integração dos funcionários quanto para a experiência dos clientes, investidores e parceiros que frequentam o escritório ou a loja.

O branding na arquitetura é fundamental na hora de criar a conexão entre o espaço corporativo/comercial e a personalidade da marca: o resultado é uma imersão sensorial em seu conceito e propósito, representados fielmente dentro de um espaço físico.   

Para expressar a autenticidade da marca através do projeto de arquitetura, o arquiteto ou designer de interiores deve ser um excelente tradutor, não só visual, mas sinestésico, que saiba aplicar texturas, cores e formas, para uma experiência sensorial completa.
 

Dicas de como reforçar a imagem corporativa através da arquitetura:

• Destacar as cores da empresa. 
Esse é o princípio mais básico do branding na arquitetura: o escritório ou espaço comercial deve utilizar as cores institucionais, em locais estratégicos, para evidenciar a marca.

• Reafirmar o propósito da empresa.
Vale recorrer à palavras soltas ou mensagens curtas em adesivos na parede, quadros, etc.

• Criar identificação com a cultura empresarial.
Essa é uma tendência de branding muito fácil de perceber em empresas de tecnologia, com um design mais "descolado", mas esse conceito pode ser aplicado em qualquer escritório ou loja:  o arquiteto ou designer de interiores precisa entender qual é a cultura da empresa e transferi-la para o espaço, tornando-o confortável e receptivo tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Incorporar o branding no projeto de arquitetura é uma estratégia de diferenciação bastante valorizada no mercado. O espaço corporativo ou comercial pode se tornar um atrativo, além de uma eficaz ferramenta de marketing, mas é preciso levar em conta que, acima de tudo, é um ambiente de trabalho e os profissionais precisam de equilíbrio. A atmosfera do local não pode ser nem muito descontraída, pois as pessoas precisam se concentrar para trabalhar, nem muito séria, metódica; afinal, estamos em pleno século XXI e já é sabido que esse tipo de ambiente, austero, impacta negativamente no desempenho dos funcionários.  

Algumas empresas que levam o branding na arquitetura muito a sério:


Escritório OLX, São Paulo


Escritório AirBnb, São Franscisco, EUA


Escritório Microsoft, Milão, Itália

 

Se você se interessou e quer saber mais, comenta aqui e compartilhe para que outras pessoas também tenham acesso a este conteúdo.



Por, Louise Torres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
MERECIDO

Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size

30/04/2021 14:59
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
Últimas Notícias