BMW Série 1 M é principal aposta entre
lançamentos da marca no ano - Crédito: Foto: Divulgação
O chefe de produção da BMW, Frank-Peter Arndt, exaltou o mercado brasileiro de veículos em entrevista na última terça-feira (15) à agência Reuters. \"Para nós, este mercado tem um grande futuro. O desenvolvimento do Brasil nos últimos dez anos é impressionante\", afirmou, durante conferência anual da empresa.Segundo a agência, a montadora alemã considera a ideia de abrir uma instalação no país, inicialmente para operar em CKD (veículos chegam desmontados para serem montados no local).
Em entrevista coletiva na terça, o presidente e diretor do conselho administrativo da BMW AG, Norbert Reithofer, não citou especificamente o Brasil, mas confirmou que avalia a expansão da produção para a América do Sul. “Como um próximo passo estratégico, consideramos outros locais de produção, como a América do Sul. Não há nada decidido, mas sempre acreditamos que a produção tem de acompanhar o mercado, por isso observamos de perto os mercados emergentes.\"
Se decidir abrir uma fábrica no Brasil, a BMW ocupará o lugar da rival Mercedes-Benz como única fabricante de carros de luxo no país. A Mercedes começou com o Classe A, em 1999, mas encerrou a produção em dezembro e agora está reestruturando a fábrica de Juiz de Fora (MG) para produção apenas de caminhões, diz a Reuters.
As vendas da BMW ainda são pequenas no Brasil, em torno de 10 mil unidades no montante de 1,46 milhão de veículos que a empresa comercializou em todo o mundo no ano passado. Mas o volume, aponta a agência, tem crescido em torno de 50% ao ano no Brasil, muito além de mercados onde a marca está mais estabelecida.
#####Logística é fundamental
O chefe de produção da BMW diz que o fundamental para avaliar a construção de uma nova planta no país ou a expansão da fábrica de motos de Manaus, para incluir carros, é a questão logística. Se a ideia for aprovada, a BMW começaria com a operação em CKD.
\"Na Índia, iniciamos com a capacidade máxima para 2 mil veículos, em dois turnos\", lembra Arndt. \"Isso é determinado mais pelo número de modelos e derivados que se deseja produzir no local do que pelo total de vendas.\" A BMW possui operação CKD no Cairo, na Índia, na Indonésia, na Malásia, na Rússia e na Tailândia.
Questionado se uma mudança de CKD para a fabricação de veículos nessas plantas estrangeiras exigiria um aumento muito maior da produção, Arndt responde que \"durante muitos anos, se não décadas, fomos muito bem na África do Sul produzindo somente 50 mil carros por ano\".
####Planos para 2011
Ainda no evento da última terça, a BMW previu um novo recorde de ganhos para o ano, apostando em lançamentos como o Série 1 M para superar a marca de 1,5 milhão de veículos vendidos. \"2009 foi o ano da crise econômica, 2010 foi nosso ano de recomeço e 2011 será o nosso ano de oportunidades\", resumiu o CEO Reithofer. (G1)