BMW ActiveE será testado por clientes selecionados - Crédito: Foto: Divulgação
A versão de produção do elétrico BMW ActiveE será apresentada no Salão de Genebra, em março. O modelo vai dividir o destaque no estande da marca alemã com o protótipo Vision CD Roadster. A BMW planeja produzir uma frota de teste de mais de 1 mil unidades da versão totalmente elétrica do Série 1 Coupé. A ideia é alugá-las para clientes selecionados nos EUA, Europa e China.O ActiveE servirá de teste para tecnologias que serão incorporadas ao futuro da BMW em modelos elétricos, como o EV Megacity, com lançamento previsto para 2013.
O motor elétrico produz 170 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente de 145 km / h. O motor elétrico extrai energia a partir de três baterias de íon-lítio.
Para aumentar o intervalo de condução, o motor também atua como um gerador cada vez que o motorista retira o pé do pedal do acelerador, é o chamado sistema kers. A energia cinética é recuperada e realimenta as baterias. A BMW estima que dessa forma a autonomia pode ser prorrogado por até 20%.
Além disso, o ActiveE também tem um modo livre, em que o carro é movido apenas por sua própria energia cinética, e um modo Eco Pro, que reduz o consumo de energia do sistema de aquecimento e ar-condicionado.
O ActiveE pode ser carregada em cinco horas utilizando uma caixa de parede de 32 ampères ou durante a noite a partir de uma tomada caseira convencional.
No interior, os assentos são cobertos em couro cinza com costuras contrastantes azul, acompanhada por um painel de instrumentos revestido. Segundo a fabricante, o ActiveE tem lugar para quatro pessoas, mas tem um espaço reduzido de bagagem de 200 litros, ao comparar com o Série 1 Coupé.
(G1)