Dourados – MS segunda, 20 de setembro de 2021
Dourados
40º max
24º min
Variedades

Bento XVI cria a 7ª diocese de MS

01 Jun 2011 - 22h16
Ettore Dotti será ordenado bispo no dia 22 de julho - Crédito: Foto : DivulgaçãoEttore Dotti será ordenado bispo no dia 22 de julho - Crédito: Foto : Divulgação
DOURADOS – O Papa Bento XVI criou ontem a 7ª diocese de Mato Grosso do Sul, que passa a valer a partir de 31 de julho na cidade de Naviraí. A criação acontece mediante ao desmembramento da diocese de Dourados. O Bispo Dom Redovino comemora a decisão papal. Segundo ele, a partir de agora, de 36 municípios, a diocese de Dourados passa a contar com 17 enquanto Naviraí, compreenderá 19 cidades do Estado. De 50 paróquias, a Diocese de Dourados passa a contar com 31. O restante pertencerá a Naviraí.

Conforme Dom Redovino, a decisão do papa atende a dois pedidos que foram realizados pelos seis bispos de Mato Grosso do Sul em 2002 e 2005. “A nossa diocese tinha um território muito grande. Eram 73 mil quilômetros quadrados, ou o mesmo que o Estado do espirito Santo. Por causa disso, quase nunca estou em Dourados devido aos trabalhos que são constantes nas paróquias. Com o desmembramento, tanto eu como o novo bispo poderão estar mais próximos a população. O socorro e auxílio serão mais rápidos”, comemora.

De acordo com Dom Redovino, o padre Ettore Dotti será o Bispo da Diocese de Naviraí. Ele será ordenado ao cargo no dia 22 de julho na Bahia, onde exerce o sarcedócio.

No dia 31 de julho, ele assume a Diocese de Naviraí em celebração que reunirá as principais autoridades católicas do Estado e do Brasil. O representante do Papa no país, Dom Lorenzo Baldisseri, já confirmou presença. Outros 20 bispos são esperados.



Em Campo Grande, com a aposentadoria de Dom Vitório Pavanello, o bispo Dimas Lara Barbosa poderá ser ordenado arcebispo.

NOVO BISPO



Monsenhor Ettore Dotti, de 50 anos, é vigário regional da Congregação e ecônomo da Região Brasileira, pároco da paróquia Bom Pastor, em Serrinha, na Bahia, e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Serrinha.

Nascido em Palosco, Bérgamo (Itália), no dia 1º de janeiro de 1961, Dotti entrou para o Seminário da Sagrada Família, em Bérgamo, em 1983. Fez sua profissão religiosa em setembro de 1988. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano de Bérgamo e recebeu a ordenação presbiteral no dia 28 de maio de 1994.

Dotti chegou ao Brasil em janeiro de 1995. Foi vigário paroquial, formador e ecônomo em Itapevi (SP); superior local, vigário paroquial, reitor e mestre de noviços em Itapevi (SP) e em Peabiru, no Paraná.
Foi também administrador paroquial da paróquia de Ivailândia, no Paraná, e regional da Congregação da Sagrada Família em Jandira (SP) e em Peabiru (PR).

DIOCESE

Com uma extensão de 35.138 km2, a diocese de Naviraí nasce com uma população de 267.356. O número de católicos é de 197 mil. São 19 paróquias, 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas, 9 seminaristas. O território da nova diocese abrange OS municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.

BRASIL

Com a criação da diocese de Naviraí, sobe para 275 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil assim distribuídas: 44 Arquidioceses, 211 Dioceses, 13 Prelazias, três Eparquias, um Exarcado, um Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário Próprio, um Ordinariado Militar e uma Administração Apostólica Pessoal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
MERECIDO

Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size

30/04/2021 14:59
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
Últimas Notícias