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Entrevista

Alimentação saudável é fundamental para fortalecer sistema imunológico

24 Jun 2020 - 14h29Por Cristina Nunes/Dourados Agora
Nutricionista Bianca Karolayne - Nutricionista Bianca Karolayne -

Devido a pandemia do coronavírus, mais do que nunca as pessoas tem percebido a importância de ter imunidade fortalecida. E a boa alimentação é um dos fatores responsáveis por garantir o bom funcionamento do sistema imunológico. "A nutrição tem um papel fundamental tanto na manutenção da saúde, quanto na prevenção e tratamento de determinadas doenças. Portando hábitos saudáveis e uma boa alimentação são capazes de fortalecer o sistema imunológico humano", destaca a nutricionista Bianca Karolayne Lopes Gonçalves, que atende em consultório em Dourados. Em entrevista, a profissional deu dicas para se ter uma alimentação saudável durante e após a pandemia. Confira:

Como a alimentação pode colaborar para a prevenção de doenças e infecções? Quais alimentos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico?

Bianca Karolayne: A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam na defesa do corpo contra uma série de doenças, vírus e bactérias. Não podemos elencar um alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde. A recomendação é manter uma alimentação saudável com alimentos naturais (frutas, verduras, legumes), diminuir o consumo de alimentos industrializados e processados, de modo que a imunidade permaneça sempre elevada. As vitaminas que podem auxiliar são: vitamina A (vegetais alaranjados e brócolis), vitamina E (cereais integrais, sementes), vitamina C (frutas cítricas), selênio (peixes e frutas), zinco (carnes), ferro e proteínas (carnes e leguminosas). Iogurtes e leites fermentados têm microrganismos que também podem ajudar a estimular o sistema imunológico, pois o nosso segundo cérebro é o intestino. Mas quanto à vitamina C nutriente mais associado à imunidade, salienta-se que seu excesso pode causar cálculos renais e problemas gastrointestinais. Portanto, o uso de suplementos deve ser realizado apenas com orientação médica, caso seja comprovado que há deficiência dessa substância no organismo.

O cuidado com a alimentação deve ser redobrado no caso dos idosos e de outras pessoas que fazem parte do grupo de risco da covid-19?

Bianca Karolayne: Os idosos precisam redobrar os cuidados durante esta pandemia, são grupo de risco por fatores inerentes ao envelhecimento como o atraso e a atenuação da resposta de defesa contra novos patógenos (vírus, bactérias e fungos), a redução das reservas orgânicas pelo desgaste ao longo dos anos e características do vírus que atinge diversos órgãos e sistemas. Pessoas com mais de 50 anos têm uma imunidade mais baixa, e o sistema imunológico fica ainda mais frágil quando, além do fator idade, a pessoa ainda tiver outras doenças associadas, como hipertensão, estiver passando por um tratamento de câncer ou diabetes. A alimentação na população idosa deve ganhar mais atenção neste momento, intensificar com alimentos ricos principalmente em vitaminas A e C, com um cardápio rico em frutas in natura e verduras e evitar alimentos que prejudicam o sistema imune como farinha refinada, álcool, gordura trans (óleo vegetal), ultra processados em geral e alimentos com muito açúcar.

A pandemia tem mudado a alimentação das pessoas, muitas estão aproveitando o tempo em casa para testar novas receitas. Há algum cuidado que deve ser tomado na escolha dessas receitas?

Bianca Karolayne: Hábitos alimentares saudáveis devem permanecer durante e após a pandemia, nós já sabemos o quão importante é se alimentar bem para manter a saúde, porque o alimento que comemos nutri todas as células do nosso corpo e permite que os complexos mecanismos do nosso organismo funcionem da melhor maneira possível, evitando doenças e baixa imunidade. Por isso deve-se tomar cuidado com os ingredientes nas receitas como: farinha refinada (farinha de trigo), produtos alimentícios com gordura trans (margarina, bolacha recheada), açúcar branco, adoçantes e corantes artificiais.

É recomendado algum intervalo semanal para comer ‘guloseimas’?

Bianca Karolayne: O equilíbrio na alimentação é de suma importância, por isso apostem em consumir "guloseimas" no mínimo possível entre uma a duas vezes na semana ou troquem a "guloseima" por um doce com ingredientes mais saudáveis ou reduzidos em gordura e açúcar.

Algumas pessoas acreditam que para se alimentar bem, é preciso gastar mais. Isso é mito ou verdade? Qual sua dica para ter uma rotina de boa alimentação com preço acessível?

Bianca Karolayne: Isto é um mito. Priorize alimentos naturais, que não sejam processados e que sejam cozinhados pela própria pessoa que o comprou. Cozinhar no dia a dia pode ser cansativo, mas assim garante a qualidade da comida e sabe exatamente o que está sendo consumido. Faça compras de legumes, verduras e frutas da safra com melhor custo-benefício, vale pesquisar nos mercados locais que costumam ter preços mais atrativos em "dia de freira". Nesse momento também é importante evitar o desperdício e utilizar os alimentos de maneira integral. Partes que normalmente não são consumidas, como folhas e talos de algumas verduras podem ser aproveitados em receitas ao invés de irem para o lixo, uma dica é planejar cardápio semanal, também é possível congelar legumes, verduras e frutas para uso posterior para evitar o desperdício.

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