Dourados – MS segunda, 24 de junho de 2024
24º
Meu Detran
Bem-Estar

Dislexia é causa ignorada de evasão escolar , diz fonoaudiólogo

30 Dez 2019 - 21h07Por Valéria Araújo
Ademir Baena - Fonoaudiólogo - Ademir Baena - Fonoaudiólogo -

A dislexia, ainda é causa ignorada de evasão escolar, justamente por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou na informação imprecisa e assim não ser considerada como um fator desencadeante de insucessos no aprendizado. A afirmação é do fonoaudiólogo douradense, Ademir Baena. 


Para ele, falar sobre dislexia nunca foi um assunto fácil de ser abordado devido a dificuldade de conhecimento e de definição e isso faz com que se tenha criado um mundo tão diversificado de informações, que muitas vezes confunde e desinforma até mesmos aqueles profissionais que atuam, ou que estão envolvidos com o processo de avaliação e tratamento da dislexia. 


“Por toda complexidade, do que, realmente é Dislexia, é imprescindível um olhar humano, lógico e lúcido, para se entender melhor o que é a dislexia.  É uma especifica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura. Escrita, Soletração, em Linguagem expressiva ou receptiva, em Razão, Calculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Caracteriza-se como um distúrbio da coordenação do desempenho cerebral, e que é necessária no período da aprendizagem, da leitura”, destaca. 


Baena explica ainda que o transtorno tem sempre como causa elementar a relação espacial desvirtuada, fazendo com que a criança tenha dificuldades em compreender os identificadores da escrita. “Não tem como causa a falta de interesse, de motivação, de esforço ou falta de vontade, não é um problema de inteligência, nem uma deficiência visual ou auditiva, tampouco um problema afetivo-emocional. É muito comum que pessoas muito inteligentes apresentem este problema. Não se rejeita a possibilidade de que o disléxico seja um individuo superdotado, com uma aptidão mental especial, que seja um individuo criativo, produtivo e que possa ter capacidade de liderança. Pesquisas revelam, que cerca de 15% da população mundial é disléxica. A dislexia, muitas vezes é confundida com problemas comuns de aprendizagem, ou vice versa. Os disléxicos têm dificuldades em ler e ou escrever frases simples, atrapalham-se com os sons e significados das palavras, tem dificuldade de entender o símbolo escrito até a dificuldade em reconhecer as letras b - d, p - q, m - n, d - t , c - q entre outras”, explica.


Outros sintomas podem estar presentes: na educação infantil. “Observa-se que a criança inicia sua aquisição de fala tardiamente, tem dificuldade para pronunciar alguns fonemas, dificuldades para rimas, para aprender cores, formas, números e escrita do nome, seguir ordens e seguir rotina, dificuldade na habilidade motora fina, em contar ou recontar uma estória na seqüência certa; durante a 1ª série do ensino fundamental, no inicio da alfabetização, pode apresentar dificuldade em aprender o alfabeto, separar e sequenciar sons, dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar, na orientação temporal, espacial, dificuldade na execução da letra cursiva, na apreensão do lápis, dificuldades em copiar do quadro, dificuldade no planejamento motor de letras e números; da 2ª a 8ª série do ensino fundamental, outros sintomas podem ser observados, tais como: nível de leitura abaixo do esperado para a sua série; dificuldade na sequenciação de letras em palavras; na soletração de palavras, não gostar de ler em voz alta frente a turma, dificuldades com enunciados de problemas matemáticos; na organização da escrita;  compreensão de textos; podem ter dificuldades em aprender outros idiomas; presença de omissões, trocas, aglutinações de grafemas; planejar e organizar tarefas; dificuldade em memorizar tabuada; no ensino médio, podem apresentar uma leitura vagarosa e com muitos erros; dificuldade em planejar e fazer redações; dificuldades nas habilidades de memória; vocabulário pobre; dificuldades para reproduzir estórias; na fase adulta, percebe-se permanência de dificuldade em escrever em letra cursiva; em planejamento e organização; falta do hábito da leitura; dificuldades no cumprimento de horários(adiantam-se, chegam atrasados ou esquecem); normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas ....). É importante ressaltar que nem todos os sintomas aqui colocados poderão estar presentes”, explica.


Para Baena, dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender, diante deste quadro é preciso que pais, professores, outros profissionais de áreas afins, se unam, visando um programa que possa estabelecer objetivos específicos para o atendimento do disléxico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enxoval de bebê: confira 4 dicas infalíveis para não errar nos cuidados com as roupinhas
Bem-Estar

Enxoval de bebê: confira 4 dicas infalíveis para não errar nos cuidados com as roupinhas

24/06/2024 16:00
Enxoval de bebê: confira 4 dicas infalíveis para não errar nos cuidados com as roupinhas
1º Festival de Ioga no Parque das Nações Indígenas abre inscrições gratuitas
Campo Grande

1º Festival de Ioga no Parque das Nações Indígenas abre inscrições gratuitas

09/06/2024 06:15
1º Festival de Ioga no Parque das Nações Indígenas abre inscrições gratuitas
Conheça quatro passos para revitalizar a rotina de beleza com produtos à base de café
Bem-Estar

Conheça quatro passos para revitalizar a rotina de beleza com produtos à base de café

05/06/2024 09:45
Conheça quatro passos para revitalizar a rotina de beleza com produtos à base de café
Fortalecimento de membros inferiores? Conheça os cinco principais exercícios para pernas
Bem-Estar

Fortalecimento de membros inferiores? Conheça os cinco principais exercícios para pernas

03/06/2024 16:00
Fortalecimento de membros inferiores? Conheça os cinco principais exercícios para pernas
Bem-Estar

Conheça cinco dicas práticas para higienizar e manter a vida útil do seu colchão

22/05/2024 16:45
Últimas Notícias