Dourados – MS segunda, 18 de outubro de 2021
Dourados
26º max
16º min
Bebês e Crianças

Unigran Capital abre 3ª mostra de artes e homenageia artistas

18 Nov 2015 - 08h48Por Extra
Unigran Capital abre 3ª mostra  de artes e homenageia artistas -
A Unigran de Campo Grande abriu, no final da tarde da última segunda-feira, a 3ª Mostra Unigran Capital em Artes (III UCA), que conta com mais de 60 trabalhos de artistas sul-mato-grossenses e prestou homenagens a três personalidades que contribuem com a Educação e a Cultura em Mato Grosso do Sul. A mostra acontece até dia 21, sábado, e pode ser visitada diariamente, nos três períodos da universidade.

A abertura contou com a participação da diretora da Unigran Educacional, Cecília Zauith; diretora administrativa e de planejamento da Unigran Capital, Mariana Zauith e a declaração de abertura pelo diretor Djanires Neto, além dos homenageados, artistas e acadêmicos da universidade. A abertura contou também com a apresentação do grupo de dança É Com Prazer, da Terceira Idade.

A diretora do curso de Artes Visuais da Unigran Dourados e uma das curadoras da mostra, professora e artista plástica Cláudia Ollé saudou os presentes, lembrando que a UCA surgiu a partir da Uniarte, uma das poucas mostras no país que se realiza por 31 anos consecutivos, sem falhar nenhuma edição. “Estou feliz com a iniciativa da Unigran Capital e com o direcionamento que a diretora Mariana Zauith vem proporcionando a seus acadêmicos e equipe e a realização desta mostra pelo terceiro ano consecutivo”, afirma.

A primeira homenageada da abertura da Mostra foi Idara Negreiros Duncan Rodrigues, que recebeu sua homenagem da diretora Cecília Zauith, em seguida, Blanche Torres, que recebeu a honraria de Mariana Zauith e Roberto Sohei Higa, agraciado com a homenagem pela professora Cláudia Ollé. Os curadores Jonir Figueiredo, Cláudia Ollé e Douglas Raldi Herrera também foram homenageados na abertura da mostra.

Além de trabalhos dos três homenageados, a III Unigran Capital em Arte apresenta também obras dos artistas plásticos Ana Carla Zahran, Andrea Luz, Anelise Godoy, Bárbara Filartiga, Clara Rahe, Cláudia Ollé, Douglas Raldi, Ilka Galvão, Jonir Figueiredo, Maíra Espíndola, Marlene Mourão, Marilena Grolli, Patrícia Helney e Telma Cordeiro.

Perfis

Idara Duncan é natural do Rio de Janeiro, mas reside em Mato Grosso do Sul há mais de 50 anos. Formada em Letras, foi professora da Rede Estadual de Ensino por 30 anos e integrou o Conselho Estadual de Cultura por 16 anos. Foi presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul de 1985 a 1987 e secretária de Estado de Cultura e Esportes em 1998.

Co-autora de três livros, Idara criou os festivais de Música do Mercosul, os festivais de Arte e Cultura Latino-americana, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, o Museu de Imagem e do Som (MIS) e a Lei Estadual de Incentivos Fiscais à Cultura. Atualmente, ela integra o Instituto Histórico e Geográfico do Estado.

A jornalista, atriz, diretora teatral, coreógrafa e artista plástica Blanche Torres foi a segunda homenageada. Ela começou a carreira artística como bailarina e, aos 20 anos, começou a atuar no teatro, em São Paulo. Em 1993, iniciou sua carreira nas artes plásticas e como diretora de teatro.

Em 2004, Blanche Torres abriu seu estúdio e companhia de dança em Dourados. Foi premiada, em 2013, com o Klaus Vianna de dança com o espetáculo “Dialeto Manoelês” e tem quatro livros publicados.

O repórter fotográfico Roberto Higa, outro homenageado na Mostra Unigran Capital em Artes, desde bem jovem, registra cenas do cotidiano social, político e cultural, desde o início da implantação do Estado de Mato Grosso do Sul até hoje. Atuou no Correio Brasiliense, no jornal O Estado de São Paulo, na Editora Abril e no Correio do Estado, além de contribuir com diversas agências de publicidade.

Higa participou de inúmeras exposições fotográficas individuais e coletivas em todo o Brasil e, em Mato Grosso do Sul, além de uma exposição individual em Lisboa, em 1999. Autor de imagens que ilustrou pelo menos cinco livros e poemas publicados no Estado.

Mais fotos da abertura da mostra serão publicadas na coluna Campo Grande, do Jornal O PROGRESSO, desta semana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo
12 de outubro

Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo

12/10/2021 13:34
Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo
Dia das Crianças: o que elas esperam do futuro pós-pandemia
12 de outubro

Dia das Crianças: o que elas esperam do futuro pós-pandemia

12/10/2021 10:23
Dia das Crianças: o que elas esperam do futuro pós-pandemia
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Bebês e Crianças

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS

17/05/2021 15:39
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Últimas Notícias