Dourados – MS segunda, 14 de junho de 2021
Dourados
26º max
12º min
Saúde

Síndrome do Olho Seco: doença ocular afeta mais as mulheres

10 Ago 2016 - 18h45
Síndrome do Olho Seco: doença ocular afeta mais as mulheres - Crédito: Foto: Divulgação Crédito: Foto: Divulgação
Olhos vermelhos, ardência, irritação, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, visão turva ao final do dia, dificuldade para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador são os sintomas mais comuns da Síndrome do Olho Seco. Este problema é mais comum nas mulheres, em um universo de 18 milhões de brasileiros que sofrem com a doença. A maior incidência feminina é comprovada por dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): três mulheres para cada homem sofrem com os sintomas de olho seco.



Segundo oftalmologistas, dois fatores contribuem para a maior incidência da doença: contato da mucosa ocular com cosméticos e alterações hormonais que ocorrem com o passar dos anos, principalmente, as provenientes da menopausa, que são responsáveis pela redução da produção da lágrima.



"A doença causa desconforto e se não tratada pode ocasionar sérios problemas, como o surgimento de úlceras de córnea e até mesmo o comprometimento grave da visão" explica Dra. Myrna Serapião dos Santos, oftalmologista e Ex-Chefe do Setor de Doenças Externas Oculares e Córnea do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP.



Por ser uma doença crônica, a Síndrome do Olho Seco deve ser tratada continuamente, seguindo orientação do oftalmologista. Normalmente, o tratamento é feito pelo uso de lágrimas artificiais, que mantêm a superfície do olho hidratada por mais tempo.

De acordo com a Dra. Myrna, a lubrificação do olho com lágrimas artificiais é a maneira mais eficaz de prevenção do surgimento e/ou agravamento dos sintomas do olho seco.


Novidade no tratamento


Após diagnosticado pelo oftalmologista, o tratamento do olho seco se dá pela utilização de lágrimas artificiais, que agem com o objetivo de hidratar e lubrificar a superfície ocular.


Hoje, existem diversas opções de lágrimas artificiais disponíveis no mercado, mas algumas proporcionam maior hidratação. É o caso do OPTIVE®. Indicada para pacientes que apresentam olho seco de diferentes gravidades, é o primeiro produto que combina em sua composição dois dos principais agentes de lubrificação ocular: ácido hialurônico e carboximetilcelulose – substâncias que ajudam a hidratar e lubrificar os olhos, proporcionando alívio dos sintomas e conforto de longa duração.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Bebês e Crianças

Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS

17/05/2021 15:39
Cresce abuso de crianças do sexo masculino em MS
Últimas Notícias