Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Cultura

“Simbá, o Marujo”

04 Mai 2016 - 06h00
Montagem de “Simbá, o Marujo” é inspirada em trabalhos de Maria Lucia Pupo e Ana Maria Amaral, e segue a linha de investigação da Trupe de Truões no universo infantojuvenil. - Crédito: Foto: Rafael MichalichemMontagem de “Simbá, o Marujo” é inspirada em trabalhos de Maria Lucia Pupo e Ana Maria Amaral, e segue a linha de investigação da Trupe de Truões no universo infantojuvenil. - Crédito: Foto: Rafael Michalichem
O grupo mineiro Trupe de Truões apresenta sábado e domingo o espetáculo "Simbá, o Marujo". As sessões serão às 20h no Studio Blanche Torres. Já quinta-feira e sexta-feira, dias 5 e 6, no mesmo local, a Cia realiza oficinas artísticas e domingo acontece intercâmbio cultural com grupos teatrais. Todas as ações tem entrada gratuita.


A peça narra a história de Simbá que é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situações adversas: explora reinos fantásticos; enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico num eterno retorno ao mar.


A montagem é inspirada em trabalhos de Maria Lucia Pupo e Ana Maria Amaral, e segue a linha de investigação da Trupe de Truões no universo infantojuvenil. "Simbá é o equilíbrio das técnicas de possibilitar a ressignificação do corpo do ator e a utilização de sombras. Teatro de objetos, acrobacias e sombras, amalgamadas para se contar essa história de modo leve e divertido ao qual nosso público se acostumou", argumenta o coordenador geral do projeto e integrante da Trupe de Truões, Thiago Di Guerra. Após as apresentações, o público também poderá participar de um bate papo com os atores da Trupe de Truões.


A Trupe de Truões tem diversos prêmios conquistados e participações em inúmeros festivais. O grupo desenvolve há 14 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, e formação de artistas e gestores culturais.

Expressões


Na quinta-feira e sexta-feira a Cia Trupe de Truões, realiza no Studio Blanche Torres, das 18h às 22h, oficinas com objetivo de compartilhar procedimentos de criação do grupo em seus espetáculos, desenvolvendo aspectos da narração de histórias, ressignificação de objetos e o corpo do ator e técnicas de sombras. Os interessados devem se inscrever no blog www.trupedetruoes.blogspot.com. As vagas são limitadas. Já o intercâmbio com grupos locais acontecerá no Domingo, das 9h às 13h, também no Studio Blanche Torres.


"As oficinas e o intercâmbio fazem parte de uma prática sistemática da Trupe de Truões, por meio do Programa de Intercâmbio Casa Aberta, um conjunto de ações e troca de experiências acerca de modos de criação, produção e manutenção de grupos e coletivos artísticos", acrescenta Thiago.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias