Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
16º
Evento

Seminário de Cultura e Educação acontece em agosto na Capital

20 Jul 2016 - 06h00
Emmanuel Marinho é um dos convidados para ministrar oficina de Poesia no Seminário de Educação e Cultura  em Campo Grande. - Crédito: Foto: Elvio LopesEmmanuel Marinho é um dos convidados para ministrar oficina de Poesia no Seminário de Educação e Cultura em Campo Grande. - Crédito: Foto: Elvio Lopes
Ainda restam algumas vagas para as oficinas artísticas que serão realizadas durante o I Seminário Estadual de Cultura e Educação: Territórios da Arte na Escola, que acontece entre 5 e 7 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Campo Grande e em diversos espaços culturais da Capital.A iniciativa é das Secretarias de Estado de Educação e de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Uems. Além das instituições realizadoras, o Seminário contará com a participação da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS) e de integrantes da sociedade civil.


O Seminário vai promover um espaço de reconhecimento e partilha de saberes e fazeres educativos e artísticos, que contribuam para a implementação de ações inovadoras entre ambas as áreas de Mato Grosso do Sul e se constitui em uma oportunidade para se vislumbrar possibilidades valiosas e transformadoras que vêm reafirmar os valores humanos essenciais para a humanidade do século XXI.


De acordo com a organização, os temas que embasaram a elaboração do Seminário foram Cultura e Educação – um binômio indissociável para o desenvolvimento; diversidade cultural e educação, patrimônio e memória – a escola como ambiente para reconhecer e afirmar a identidade; arte na escola - os caminhos para a transformação, cultura da infância – o início da formação do ser humano; territórios de convivência entre Cultura e Educação: desafios e perspectivas e políticas públicas para Cultura e Educação em Mato Grosso do Sul.


Também estão previstas oficinas com o propósito de convocar encontros entre artistas e arte educadores e seus modos de criação e realização, tendo como interface as questões estéticas e artísticas nas ações pedagógicas na escola.Estas atividades pretendem fomentar as práticas dos professores e ampliar sua compreensão sobre a disciplina de Artes e o sentido do ensino e aprendizagem de linguagens artísticas.


O Seminário tem o objetivo de refletir temas pertinentes na relação Cultura e Educação, de provocar novos olhares sobre conceitos e práticas de interação, contemplar os hibridismos e cruzamentos poéticos. O encontro pretende oportunizar um espaço de partilha de saberes e fazeres educativos e artísticos, promovendo reflexões e práticas sobre a relação entre a cultura e educação, tendo como interface as questões estéticas e artísticas nas ações pedagógicas da escola. Esse evento é aberto aos professores arte-educadores, educadores, acadêmicos de artes e demais interessados no tema.


O evento é aberto a todos os interessados em arte educação no Estado. A primeira etapa de inscrições para professores efetivos da SED foi encerrada em 10 de julho e, agora, estão abertas as inscrições para os demais interessado no Seminário.

Aperfeiçoamento


Entre as oficinas que ainda constam vagas, estão a de Poesia, com Emmanuel Marinho; de Música, por Rodrigo Teixeira; Cinema e Cineclubes, por Carol Lima; Cultura Digital, pelo Grupo Algo+Ritmo; Dança na Escola, por Marcos Matos e Patrimônio Cultural – Roteiro, pelo Iphan. As informações e inscrições podem ser obtidas e realizadas no site: seminarioculturaeeducacao.art.br.A abertura do Seminário será no dia 5 de agosto, com Vivências Culturais a partir das 13h; credenciamento a partir das 16h; abertura oficial às 18h e conferência de abertura com o tema Territórios da Arte na Escola pela professora doutora Mirian Celeste Martins, seguindo-se apresentação da Orquestra Jovem com regência do maestro Eduardo Martinelli.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Cidades

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil

31/01/2024 10:30

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Últimas Notícias