Programação terá sete dias para homenagear, divulgar e comercializar o artesanato sul-mato-grossense. - Crédito: Foto: Edemir Rodrigues
Em sua oitava edição, a "Semana do Artesão" acontece, de 15 a 20 de março, com uma programação intensa na sede da ferrovia ao lado do Armazém do Cultural e na Praça dos Imigrantes em Campo Grande. Serão sete dias para homenagear, divulgar e comercializar o artesanato sul-mato-grossense, bem como proporcionar intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho e que em 19 de março comemoram seu dia. O evento é uma realização da Fundação de Cultura do governo do Estado, Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e das associações da categoria, em parceria com o Sebrae e a Fundação Municipal de Cultura (Fundac).Cerca de 250 artesãos vão participar e mais de 2 mil peças serão comercializadas, com preços acessíveis, que vão de R$ 0,50 a R$ 500, com a participação de vários municípios do interior, dentre eles, Caarapó, Naviraí, Sidrolândia, Miranda e Rio Verde.
Na próxima terça-feira, dia 15, acontece a Noite Cultural do Artesão, no Armazém Cultural, às 19h, com o intuito de valorizar o artesão como profissional, e incentivar seu trabalho. Uma noite para homenageá-los com desfiles de peças artesanais produzidas no Estado, além de apresentações musicais e premiações.
Já a II Feira de Artesanato Mãos Arteiras terá sua abertura no dia 16 (quarta-feira) a partir das 19h, ficando aberta ao público até o dia 20 de março, das 14h às 22h. O artesanato que será exposto para comercialização é produzido em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.
As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas; pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado. E no dia 19 de março (Dia do Artesão), às 9h, será oferecido um Café da Manhã na Praça dos Imigrantes para os artesãos e seus familiares.
A Semana do Artesão é um evento para fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul. De acordo com a presidente da Federação das Associações dos Artesãos de MS, será uma oportunidade das pessoas comprarem os produtos direto com os artesãos, "como não haverá intermediários, os artesanatos terão preços acessíveis".