Dourados – MS sábado, 10 de abril de 2021
Dourados
35º max
22º min
Influx - Campanha 2021
Educação

Professora da UFGD lança jogo pedagógico hoje

17 Jun 2016 - 08h00
Verônica Aparecida Pereira é graduada pela Unesp-Bauru, com Doutorado em Educação Especial – UFSCar - Crédito: Foto: DivulgaçãoVerônica Aparecida Pereira é graduada pela Unesp-Bauru, com Doutorado em Educação Especial – UFSCar - Crédito: Foto: Divulgação
A partir de hoje (17), os profissionais da área de educação, pricipalmente aqueles que lidam com crianças em dificuldades de aprendizagem, contam com uma nova ferramenta pedagógica. Trata-se do jogo "A corrida das habilidades sociais", tabuleiro com trinta cartas.


Segundo a orientadora do projeto, a psicóloga e professora doutora do Curso de Psicologia da Universade Federal da Grande Dourados (UFGD), Verônica Aparecida Pereira, a ideia do jogo teve início com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial, do curso de Psicologia da UFGD.


A professora conta que os bolsistas do programa, durante os anos de 2011 a 2013, sob a sua orientação, desenvolveram um pesquisa de Habilidades Sociais junto às Escolas: E.M. Efantina, E.M.Aurora Pedroso, E. M. Weimar Gonçalves Torres, E. M. Januário Pereira de Araújo e E. M. Clarice Bastos Rosa. Na ocasião, a proposta envolveu diretamente 27 professores (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental) e cerca de 700 alunos. Ao final do programa, a avaliação confirmou dados da literatura sobre a relação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico. Os resultados das análises deram origem ao livro "HABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO: Relatos, práticas e desafios atuais, disponível online pelo endereço https://www.researchgate.net/publication/281625600_Habilidades_sociais_e_desempenho_academico_relatos_praticas_e_desafios?ev=prf_pub.


"Após a conclusão do livro, a equipe entedeu que era possível produzir uma ferramenta que pudesse colocar em prática tudo aquilo que foi vivenciados entre professores e alunos", comenta Verônica. segunda ela, este primeiro tabuleiro foi entregue como presente de Natal aos alunos participantes do programa em 2013.


Mostrando-se já na sua primeira versão um jogo lúdico com potencial terapêutico, esta versão foi ampliada e revisada em 2014, com a parceria da Terapia Criativa, uma editora de jogos e livros terapêuticos para crianças, com sede em Foz do Iguaçu, de onde será distribuído para todo o Brasil.


Verônica Aparecida Pereira é graduada pela Unesp-Bauru;, com Doutorado em Educação Especial – UFSCar (2006) e Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano pela Universidade do Porto(2015)

Serviço:

O lançamento do jogo "A corrida das habilidades sociais" , acontece em Dourados, hoje (17)
Horário: 17h30,

Local: Livraria Canto das Letras - Av: Weimar Gonçalves Torres, 2440 Loja C - Shopping Avenida Center.

Deixe seu Comentário