Organizado pelo Mercosul Cultural, a edição está sendo lançada simultaneamente na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Equador.
O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer o trabalho de artistas visuais da região e terá como finalidade a realização de residências artísticas, que promovam o intercâmbio, o conhecimento mútuo e a difusão de ações e realizações de nossos artistas.
O Prêmio terá a modalidade de concurso individual, dirigida a artistas maiores de 18 anos de idade, que deverão estar vinculados aos países citados, seja por nacionalidade (nativo ou naturalizado), ou com residência de pelo menos cinco anos.
A premiação consistirá numa residência artística de três a quatro semanas de duração, a realizar-se no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), na cidade de Montevidéu, no Uruguai, para um artista por cada país participante.
A assistência aos ganhadores inclui passagem aérea, uma soma equivalente a dois mil dólares para gastos de produção da obra e manutenção do artista, a cargo de cada país. As residências serão realizadas no mês de junho deste ano.
As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: [email protected], até 20 de março.