Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
22º
LAVA JATO

PF cumpre 110 mandados da 26ª fase da Lava Jato e mira a Odebrecht

22 Mar 2016 - 11h16
A Polícia Federal - Crédito: 22A Polícia Federal - Crédito: 22
A Polícia Federal (PF) realiza a 26ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta terça-feira (22). Cerca de 380 policiais federais cumprem 110 mandados judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Minas Gerais, Pernambuco e no Distrito Federal. A atual fase foi batizada de Xepa e tem como alvo o Grupo Odebrecht.

A nova fase foi deflagrada após a identificação de indícios de que a Odebrecht possuía um departamento responsável por fazer pagamentos de vantagens indevidas a servidores públicos em razão de contratos firmados pela empresa.

A missão desse departamento, chamado de setor de operações estruturadas, era viabilizar, mediante pagamentos paralelos, atividades ilícitas realizadas em favor da empresa, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF).

O setor tinha um sistema informatizado próprio utilizado para armazenar os dados referentes ao processamento de pagamentos ilícitos e para permitir a comunicação reservada entre os executivos e funcionários envolvidos nas tarefas ilícitas, ainda de acordo com o MPF.

Um outro sistema - no qual os envolvidos usavam codinomes - permitia a comunicação secreta entre executivos, funcionários da Odebrecht e os doleiros responsáveis por movimentar os recursos espúrios.
As apurações apontam que ao menos 14 executivos de outros setores da Odebrecht, que demandavam os "pagamentos paralelos", encaminhavam aos funcionários as solicitações de pagamentos ilícitos, de forma a centralizar nessa estrutura a contabilidade paralela e a entrega dos valores espúrios.

As evidências, conforme o MPF, abrem uma nova linha de apuração de pagamento de propinas em função de variadas obras públicas, que se estenderam até novembro de 2015, mais de um ano após a deflagração da Lava Jato e da prisão do presidente do grupo, Marcelo Odebrecht.

O MPF diz possuir indícios de que o então Marcelo "comandava diretamente o pagamento de algumas vantagens indevidas". Dentre elas, estão os valores respassados ao marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Santana, e sua mulher Mônica Moura.

Santana e Mônica foram presos em fevereiro. Os investigadores da Lava Jato questionam o repasse ao casal, pela Odebrecht, de US$ 3 milhões por meio de uma conta no exterior e de R$ 4 milhões no Brasil. A defesa alega que cada centavo recebido por eles é fruto de trabalho lícito.
Em nota, a Odebredcht informou que que "tem prestado todo o auxílio nas investigações em curso, colaborando com os esclarecimentos necessários."

Mandados
A atual fase é um desdobramento da 23ª fase, que foi batizada de Acarajé. A ação foi deflagrada em 22 de fevereiro e prendeu João Santana e Monica Moura. As investigações apontam a possível prática de crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro oriundos da Petrobras que teriam sido cometidos por empresários, profissionais e lavadores de dinheiro ligados à empresa.

Dentre os alvos de prisão estão Marcelo Rodrigues e Olívio Rodrigues Júnior, que foram levados à sede da PF em São Paulo.

Do total de mandados, 67 são de busca e apreensão, 28 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento - 11 de prisão temporária e quatro de prisão preventiva.
Até as 9h19, pelo menos seis mandados de prisão, 25 de busca e apreensão e 25 de condução tinham sido cumpridos em São Paulo.

Em São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos na capital, em Guarujá, Guarulhos, Jundiaí e Valinhos; no Rio de Janeiro: na capital e Angra dos Reis; na Bahia: em Salvador e Mata de São João; no Distrito Federal: em Brasília; em Pernambuco: no Recife; em Minas Gerais: em Belo Horizonte; e no Rio Grande do Sul: em Porto Alegre.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

25ª fase
A 25ª fase da operação foi deflagrada nesta segunda-feira (21) pela polícia judiciária de Lisboa, em Portugal, e prendeu o operador financeiro Raul Schmidt Felippe Junior.
Ele estava foragido desde julho de 2015, e foi preso preventivamente. Esta foi a primeira operação internacional realizada pela Lava Jato e foi batizada pelas autoridades portuguesas de Polimento.

Schmidt é alvo da 15ª fase da operação e suspeito de envolvimento em pagamento de propinas aos ex-diretores da Petrobras Jorge Zelada, Renato de Souza Duque e Nestor Cerveró – que também foram presos na Lava Jato e estão detidos no Paraná. Segundo a Polícia Federal do estado, Raul Schimidt é tido como sócio de Zelada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Cidades

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil

31/01/2024 10:30

Shopping Três Lagoas realiza carnaval infantil
Últimas Notícias