Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
25º
Livros

Obras da Editora Moderna propõem reflexão sobre política

18 Jul 2016 - 07h30
Em “Eu Também Quero Participar!”, os  leitores são convidados a refletir sobre a importância da participação na política. - Crédito: Foto: DivulgaçãoEm “Eu Também Quero Participar!”, os leitores são convidados a refletir sobre a importância da participação na política. - Crédito: Foto: Divulgação
Os últimos acontecimentos políticos vivenciados pelos brasileiros reforçam que a escolha do voto deve ser consciente e que a participação de cada eleitor é fundamental para a democracia. Com o atual cenário político econômico do país e a proximidade das eleições municipais, que serão realizadas em outubro, a Editora Moderna indica a leitura de duas obras que auxiliam os jovens leitores na reflexão sobre política, participação e a importância dos votos e escolhas.


Em "Eu Também Quero participar! Cidadania e Política Aqui e Agora", escrito pela jornalista Caia Amoroso, os leitores são convidados a refletir sobre a importância da participação na política e o impacto dela em suas vidas. Integrante da coleção Informação e Diálogo, organizada por Januária Cristina Alves, o título voltado para jovens entre 11 e 14 anos, tem formato de almanaque que traz um visual dinâmico com infográficos, hipertextos, imagens e quadros explicativos. Dessa forma, é possível ter um conjunto de temas que podem ser discutidos e compartilhados entre os colegas de escola, amigos e professores.


Seguindo esse mesmo contexto, o livro "Fazer política Pra Quê?", de Lia Zatz, mostra como a política funciona e se faz necessária para a solução dos conflitos que existem em todas as sociedades, tirando a ilusão de que o tema está somente relacionado à corrupção. Com o auxílio de imagens e temas atuais, a autora constrói a obra com base em experiências que teve em sala de aula. Lia Zatz foi convidada por uma professora de história a debater questões sobre política com sua turma de estudantes. A partir das ricas discussões que se sucederam em classe, a autora teve diversas ideias para construir seu livro, com assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao universo dos jovens leitores.

Autores


Caia Amoroso é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), roteirista e coordenadora de conteúdo audiovisual na Fundação Padre Anchieta - TV Cultura de São Paulo onde, atualmente, realiza vídeos para professores e alunos.


Januária Cristina Alves, jornalista, mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP-SP), infoeducadora e autora de mais de 40 livros para crianças e jovens.


Lia Zatz é licenciada em Filosofia pela Universidade de Paris X-Nanterre e pós-graduada em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Desde 1984 tem publicado livros infantis e juvenis e desenvolvido projetos de incentivo à leitura para crianças e jovens de baixa renda. Ganhador do Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes ( (APCA) de melhor autor de literatura infantil; já constou do catálogo oficial da Biblioteca Internacional de Munique; recebeu menção no Prêmio Espace Enfants (Suíça) e o selo Altamente Recomendável (FNLIJ) em várias obras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias