Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

'O discurso do rei' vence filme, ator, diretor e roteiro original no Oscar

28 Fev 2011 - 03h11
Equipe do filme \'O discurso do rei\' recebe o prêmio de melhor filme no Oscar - Crédito: Foto: APEquipe do filme \'O discurso do rei\' recebe o prêmio de melhor filme no Oscar - Crédito: Foto: AP
O filme \"O discurso do rei\" foi o grande vencedor da 83ª edição do Oscar, realizada na noite deste domingo (27) em Los Angeles. Indicado em 12 categorias, o longa-metragem de Tom Hooper saiu da cerimônia com quatro das principais estatuetas, incluindo a mais cobiçada: melhor filme, ator, diretor e roteiro original.

Principal rival de \"O discurso do rei\" na premiação, \"A rede social\", de David Fincher, recebeu três troféus: roteiro adaptado, trilha original e edição.
Como já se esperava, \"A origem\", de Christopher Nolan, dominou os chamados prêmios técnicos da noite, levando os Oscars de efeitos visuais, fotografia, mixagem e edição de som. O longa também estava indicado ao prêmio de melhor filme e direção, entre outros.

Concorrendo na categoria documentário, a coprodução Brasil/Reino Unido \"Lixo extraordinário\", sobre o trabalho do artista Vik Muniz com catadores do aterro do Gramacho, não levou a estatueta. O troféu ficou com \"Trabalho interno\" (\"Inside job\", no original), que joga luz sobre a grave crise financeira dos Estados Unidos de 2008.

Em entrevista ao G1, minutos após o anúncio do resultado, o codiretor João Jardim conformou-se com a derrota. \"Nosso filme chegou muito longe, a gente sabia que era difícil bater \'Inside job\' pela sua relevância para os americanos.\"

#####\'Meus homens e minha mãe\'

Ao receber o prêmio como melhor diretor, Hooper agradeceu aos \"homens de meu triângulo amoroso: Colin Firth, Geoffrey Rush e eu\". \"Só estou aqui por causa de vocês... espero que essa referência não a deixe com ciúmes\", completou dirigindo-se a Helena Bonham Carter, que faz o papel da Rainha Mãe em \"O discurso do rei\".

O diretor também agradeceu a seus pais, em especial à mãe. \"Em 2007, minha mãe, que é australiana, foi convidada para ir a uma leitura de uma peça em Londres que não tinha sido produzida nem ensaiada de \'O discurso do rei\'. Ela quase não foi, mas graças a Deus acabou indo e quando voltou para casa falou: \'Tom, eu acho que encontrei o seu próximo filme\'. Com isso dedico [este prêmio] a você. E a moral da história é: escute a sua mãe.\"

Natalie Portman confirmou o favoritismo e venceu a estatueta de melhor atriz por \"Cisne negro\". Grávida de seu primeiro filho e chorando muito, a atriz agradeceu à toda equipe do filme e principalmente a seu companheiro, o coreógrafo Benjamin Millepied, que a treinou para o filme. \"Ele me deu o papel mais importante da minha vida\", disse.
As categorias de ator e atriz coadjuvantes foram ambas de \"O vencedor\", para Melissa Leo e Christian Bale.

A animação \"Toy story 3\", outra que concorria à estatueta de melhor filme, venceu o prêmio de longa-metragem animado e também canção original, por \"We belong together\". A versão de Tim Burton para \"Alice no País das Maravilhas\" também levou dois: figurino e direção de arte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias